sábado, 5 de maio de 2018

Evangelho de João 20, 19-23

Missa de 20 de  Maio de 2018

SOLENIDADE DE PENTECOSTES


Leituras
Primeira Leitura: Atos 2,1-11
Salmo: Salmo 103 (104)
Segunda Leitura: 1 Cor 12,3b-7.12-13
Evangelho: Jo 20,19-23
Liturgia Diária

Mensagem Principal

Com o coração em festa, celebramos hoje a Solenidade de Pentecostes, o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo junto à Mãe do Senhor - momento que marca o início da ação missionária da Igreja. É o Espírito Santo quem nos anima e fortalece em nossa missão evangelizadora. Que, iluminados por sua Divina Luz, possamos levar ao mundo a mensagem de esperança e paz que vem do Cristo Ressuscitado. 

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.
O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.
Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.
Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.


Ideia de roteiro para teatro

PA entra um pouco triste.

PB: Oi PA! Que cara é essa?

PA: Ah PB estou um pouco triste desde ontem! Temos uma gincana na catequese e não conseguimos chegar em um acordo na nossa sala. Cada hora é uma briga diferente! Tem gente que quer uniforme de uma cor, a bandeira diferente, ninguém consegue decidir quem vai responder as perguntas! Está uma confusão só!

PB: Eu imagino PA. São muitas pessoas diferentes na mesma sala. Aconteceu isso na minha turma também! Mas resolvemos bem rápido!

PA: Ah é? E como conseguiram?

PB: Pedimos a ajuda de um grande amigo! Aliás, no Evangelho de hoje foi falado muito dele!

PA: Ah Já sei! Você está falando do Espirito Santo!

PB: Isso mesmo! Acho que na sua sala está acontecendo como no dia de Pentecostes. Cada um falava em uma língua, mas naquele dia foi tudo bem pois estavam todos cheios do Espírito Santo. E era o Espirito Santo que guiava cada um dos discípulos para que realizassem a vontade de Deus.

PA: Então PB, na minha sala não precisamos cada um falar uma língua, e sim todos falarmos a mesma coisa senão nem poderemos participar bem da gincana!

PB: Sim PA, por isso falei pra pedirem ajuda ao Espírito Santo, pois é Ele que distribui os dons e também é o Espirito Santo que dá coragem para que nós possamos levar Jesus e a história da salvação à todos. Antes do dia de Pentecostes, os discípulos se reuniam escondidos, e não tinham a força e coragem de sair anunciando tudo o que Jesus os ensinou.

PA: É verdade PB! A catequista falou sobre isso! Ela também disse que os discípulos ficaram mais unidos depois da vinda do Espirito Santo!

PB: E por falar em Catequista, olha ela chegando ali!

Catequista: Oi Crianças! Estavam falando de mim?

PA: Sim Catequista, eu estava falando pro PB sobre o ensino que falava dos discípulos que ficaram mais unidos depois da vinda do Espirito Santo!

Catequista: Sim! Isso mesmo! O Espirito Santo veio para renovar a fé dos discípulos e dar à eles um novo animo! O Espirito Santo encorajou-os a ter uma vida nova anunciando Jesus Cristo por todo o mundo!

PB: Eu estava falando pro PA que o Espirito Santo pode ajudar a resolver o problema que a equipe dele está tendo na gincana! Eles não estão conseguindo se entender para dividir as tarefas!

PA: Seria tão mais fácil se fossemos todos iguais e se todos pensassem do mesmo jeito!

Catequista: Não PA! Cada um com sua diferente maneira de ser é uma parte do Corpo de Cristo! E o Espirito Santo distribui entre o seu povo diversos dons e carismas. Precisamos aceitar e cuidar destes dons e trabalharmos todos juntos para a construção do reino de Deus! Os dons que recebemos devem ser usados para o bem da comunidade e não para sermos vistos como melhor que nossos irmãos!

PB: Nossa! imagina se em nosso corpo só tivesse mãos! Como poderíamos andar?

PA: Não tinha pensado nisso! É muito bom ser diferente e ter dons diferentes, assim se repartirmos com nossos irmãos poderemos fazer muito mais coisas!

Catequista: Isso mesmo crianças! O Espirito Santo foi enviado por Jesus sobre nós, para nos ajudar a ter uma vida nova, com muita alegria e coragem de anunciar a salvação que vem de Cristo! Por isso depois de fazer a experiência de Pentecostes, somos transformados e levados à deixar de lado tudo o que nos divide para termos uma nova vida em comunidade.

PA: Muito obrigada pessoal! Vou pedir ajuda ao Espirito Santo e conversar com toda a equipe sobre o quanto é bom cada um ter um dom diferente.

PB: Isso mesmo PA! Tenho certeza de que com o Espirito Santo guiando vocês, farão uma excelente gincana!

PA: Só tem mais uma coisinha catequista! Pro Espirito Santo vir nos ajudar precisa cair línguas de fogo do céu?

Catequista: Não PA! O Espirito Santo tem muitas formas de se manifestar em nós!  Pode ser línguas de fogo, brisa suave, um vento muito forte ou também inundar nosso coração com paz! Não existe uma regra e nem uma unica maneira de receber a visita do Espirito Santo! Fique tranquila pois Ele se manifesta de acordo com a necessidade de cada pessoa e de cada comunidade!

PA: Ah então tá bom! Vou me apressar porque ainda temos muita coisa pra fazer!

PB: Até mais PA! Nos vemos na gincana!

Catequistas: Tchau crianças! Lembrem-se! Sempre que precisamos de uma ajudinha ou de um novo animo temos o nosso amigão para nos dar um empurrãozinho!!!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

No  Blog da Tia Paula tem uma ideia maravilhosa para ilustrar o evangelho de hoje!

Oração

Espirito Santo vem sobre nós! Renova a nossa vida e a nossa fé! Nos dá coragem para anunciar o reino de Deus e levar as pessoas a experimentarem uma vida guiada por ti!
Vem nos encher Espirito Santo!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário