sábado, 14 de abril de 2018

Evangelho de João 15,1-8


Missa de 29 de Abril de 2018
5º DOMINGO DA PÁSCOA
- “QUEM EM MIM PERMANECE, ESSE DÁ MUITO FRUTO” –

Resultado de imagem para desenhos de uma videira

Leituras
Primeira Leitura At 9,26-31
Salmo (21 (22))
Segunda Leitura 1Jo 3,18-24
Evangelho Jo 15,1-8




Mensagem Principal

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

O capítulo 15 do Evangelho, segundo João, apresenta Jesus como a “videira verdadeira” e nós os seus ramos. Sabemos que os ramos dependem do tronco de modo incondicional, sem a fonte de energia, eles não produzem fruto e, pior, acabam por secar e morrer. Se prescindirmos da fonte da vida que é o Cristo ressuscitado, deixamos de receber a seiva que nos alimenta, isto é, o Espírito Santo, Senhor da vida, e, inevitavelmente, os frutos não aparecem e a vida espiritual definha. O tempo pascal constitui um período privilegiado para retomarmos ou aprofundarmos a comunhão com Deus. A tradição da Igreja, alicerçada nas Sagradas Escrituras (cf. Gl 5,22-23), elenca os chamados frutos do Espírito Santo, a saber: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Tais frutos – que servem de referência, mas não esgotam os frutos do Espírito podem muito bem ser como um termômetro para avaliarmos o seguimento de Cristo. Obviamente não damos conta de tudo o tempo todo, no entanto, se esses frutos se tornam cada vez mais raros em nosso dia a dia, então, podemos e devemos intensificar nossas orações e pedir a graça para discernirmos quais atitudes devemos assumir para que o nosso testemunho seja realmente coerente com a nossa fé.Os frutos aparecem na medida em que perseveramos, na medida em que não perdemos oportunidades de fazer o bem para as pessoas. Que a nossa permanência em Jesus e sua permanência em nós seja uma realidade em nossa vida pessoal e comunitária.


Ideia de roteiro para teatro

PA e PB chegam juntos!
(PA entra com uma cesta cheia de frutas)
PB: Tudo bem pessoal?
PA: Tudo bem PB!
PB:  PA que está fazendo com essa cesta na igreja?
PA: Ué, não está vendo PB? Trouxe um montão de frutas!
PB: Eu percebi, só não entendi porque dessa cesta de frutas. Já sei! Vai fazer um piquenique, ou trouxe pro padre neh, no mínimo você andou aprontando algo e quer pedir desculpas rs...
PA: Não é nada disso tá, não aprontei nada!
PB: Ah não? Então é um piquenique, mas oh já vou te avisar acho que o padre não vai deixar fazer piquenique aqui não hein.
(PA interrompe PB)
PA: Cheeeega! Não é nada disso, você vai me deixar explicar ou não?
PB: Ai está bem! Não precisa ficar bravo.
PA: Vou te explicar! No evangelho de hoje Jesus fala que devemos distribuir muitas frutas pra todo mundo.
PB: Opa, também prestei bastante atenção no evangelho de hoje e nenhum momento Jesus fala isso não!
PA: É pelo visto você só prestou atenção mesmo, porque entender que é bom, nada neh!
PB: Aé então me mostra no evangelho em qual momento que Jesus falou que devemos distribuir frutas pra todo mundo
(PA pega a bíblia, mostra  para PB e lê em voz alta)
PA: Presta bastante atenção, olha aqui “Quando alguém permanece em mim e eu nele, esse é o que dá muito fruto"
PB: E ai você entendeu que devemos distribuir frutas pra todas as pessoas?
PA: Claro PB pensa comigo, Jesus quer dizer que aquele que dar muitos frutos é o que está com ele, eu quero estar sempre pertinho de Jesus, você não?
PB: É claro que quero estar sempre perto de Jesus! Mas não sei não PA, estou achando que você não entendeu bem o que Jesus falou.
PA: Entendi sim!
(PA começa entregar frutas)
PA: PB vai ficar ai olhando? Me ajuda aqui ou você não quer que Jesus permaneça perto de você?
PB: Está bem, já que é assim então vou ajudar!
(Catequista entra)
C: Oi crianças tudo bem?
PA: Tudo bem C e a senhora?
(e continuar entregando frutas)
 C: Que bom! Mas crianças o que estão fazendo?
PB: C, o PA disse que no evangelho de hoje Jesus nos fala pra entregar frutas pra todas as pessoas que assim estaremos sempre pertinho dele.
C: Ah? Onde no evangelho fala isso?
PA: Leia aqui C.
(PA entrega bíblia para catequista ler)
C: Entendi! Vocês acham que é pra entregar frutas porque Jesus disse essa frase "Quando alguém permanece em mim e eu nele, esse é o que dá muito fruto"
PA: Isso mesmo é nós queremos Jesus bem pertinho sempre!
C: Crianças não é nada disso, vocês entenderam tudo errado!
PB: Não disse PA que você tinha entendido errado.
PA: Ah de novo, poxa vida!
C: Crianças não tem problema, o importante é aprender o certo! Vou explicar pra vocês
PB: Explica sim C, por favor, porque agora estou muito confuso.
C: Crianças, Jesus usa o cultivo da Videira para nos ajudar a entender sua mensagem
PA: Mas o que é uma Videira?
C: Videira é a planta que produz a Uva.
PB: Ah que legal, não sabia disso, mas o que isso tem a ver com o evangelho?
C: No evangelho Jesus fala que o agricultor que cuida da videira é Deus! Fala também que Ele é a Videira e nós somos os Ramos. 
PB: Mas C, o que Jesus quer dizer com isso?
C: A videira é o tronco e os Ramos são as folhas que brotam no tronco.
PA: Espera ai, me deixa eu ver se entendi então Deus é o agricultor, Jesus é a Videira  e nós somos os Ramos?
C: Isso mesmo PA! A Videira é Jesus, porque a função da Videira é dar alimento, ou seja,  vida aos ramos e Jesus vem dar vida em abundância para todos nós.
Os Ramos somos todos nós! A função dos ramos é estar unido ao tronco e assim receber vida a dar bons frutos.
PB: Então nós recebemos vida para poder dar bons frutos?
C: Isso mesmo PB!
PA: E os frutos, o que Jesus quer dizer em dar bons frutos?
C: Os frutos que Deus espera de nós são os frutos como a oração, a amizade, obedecer aos seus mandamentos, a caridade, a alegria, querer viver como Jesus viveu, a paz, o respeito e o amor.
PB: Nossa, mas tudo isso?
C: Sim! Todos nós precisamos dar bons frutos, ou seja, fazer tudo isso que eu disse, pois os ramos que não dão bons frutos não servem para nada!
PA: Então, Deus espera tudo isso de nós?
C: Isso mesmo! A grande alegria de Deus é que demos muitos frutos, unidos a Jesus permanecerão em nós o amor, a alegria, a paz e a coragem de viver como Jesus, assim conseguiremos dar os bons frutos que Deus espera de nós.
PB: Nossa C, eu me sinto capaz de dar bons frutos!
C: É PB você se sente capaz porque mantém seu coração em Jesus e eu fico muito feliz por você. Agora vamos fazer uma oração? Pedindo a Deus que nos envie o seu Espírito Santo para que nos ajude a dar bons frutos?
PA e PB: Vamos!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

 
 
Obs: Podemos deixa-lo bem colorido e depois colar os rostinhos e palavras.


Oração
Espírito Santo amigão me ajude a fazer a vontade de Deus, assim como Jesus que é nosso maior exemplo, peço que consiga dar bons frutos e levar seus ensinamentos a todos que conheço.
Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário