domingo, 8 de abril de 2018

Evangelho de João 10, 11 - 18

Missa de  22 de  abril de 2018

Imagem relacionada
4º DOMINGO DA PÁSCOA 
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES




Leituras

Primeira Leitura: At 4, 8 - 12
Salmo 117 (118)
Segunda Leitura: 1 Jo 3, 1 - 2
Evangelho: Jo 10, 11 - 18
Liturgia Diária

Mensagem Principal

Queridos irmãos e irmãs, estamos no Domingo do Bom Pastor. É assim que Jesus se autodeclara para evidenciar que a vontade de Deus não consiste em relações pautadas por interesses mesquinhos. O Senhor não quer mercenários, mas gente disposta a cuidar uns dos outros. Cuidar é zelar pela vida dos outros e dar a própria vida a exemplo de Jesus. Em sintonia com a liturgia, a Igreja do mundo inteiro celebra o 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Que, de fato, a nossa oração sincera contribua para que aumente em nós a consciência de assumir a vida cristã na perspectiva do cuidado.

Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM


O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão.
O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor modelo”, que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar n’Ele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. O que é decisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para “escutar” as propostas que Ele faz e segui-l’O no caminho do amor e da entrega.
A primeira leitura afirma que Jesus é o único Salvador, já que “não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos” (neste “Domingo do Bom Pastor” dizer que Jesus é o “único salvador” equivale a dizer que Ele é o único pastor que nos conduz em direção à vida verdadeira). Lucas avisa-nos para não nos deixarmos iludir por outras figuras, por outros caminhos, por outras sugestões que nos apresentam propostas falsas de salvação.
Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de João convida-nos a contemplar o amor de Deus pelo homem. É porque nos ama com um “amor admirável” que Deus está empenhado em levar-nos a superar a nossa condição de debilidade e de fragilidade. O objetivo de Deus é integrar-nos na sua família e tornar-nos “semelhantes” a Ele.

Fonte: Dehonianos

Ideia de roteiro para teatro


PA entra com uma ovelha de pelúcia na mão.

PB: Oi PA! O que você está fazendo com essa ovelha na mão?

PA: Oi PB! É que o padre hoje na missa falou sobre Jesus bom pastor, ai me lembrei que tinha essa pelúcia de ovelha em casa e resolvi trazer pois não quero correr o risco de ser uma ovelha no teatro da missa! Aí como já tenho a ovelha na minha mão, tenho o direito de ser o bom pastor que é o personagem principal!

PB: Ai PA! E porque você não quer ser ovelha?

PA: Ué! Porque as ovelhas sofrem muito! Elas ficam perdidas, aparecem lobos querendo pega-las! Coitadinhas das ovelhas!

PB: Mas você viu o que o Bom Pastor fez?

PA: O Bom Pastor? Ah! ele pega o cajado dele e fica só mandando as ovelhas pra lá e pra cá! Acho que de vez em quando deve espantar alguns lobos, mas nada muito cansativo.

PB: Ai PA! Estou vendo que você nem ouviu o Evangelho de hoje né? Você está parecendo o mercenário e não o bom Pastor. Você não parece muito preocupado com as ovelhas não!

PA: Ah eu me preocupo sim, mas elas tem que ser espertinhas. Se vier um lobo tenho que salvar a maioria, mas não dá pra ficar esperando todo mundo pelo caminho né? Tenho que me salvar primeiro!

PB: PA eu realmente acho que você não sabe como é o bom pastor! O Bom pastor é Jesus! E ele dá a vida por suas ovelhas!

Catequista chega...

Catequista: Olá crianças! Sobre o que vocês estão conversando?

PA: Sobre o bom pastor catequista. E eu trouxe minha própria ovelha pra eu fazer o papel do Pastor no teatro porque não quero ser ovelha não. Elas sofrem muito! E o pastor é o mais importante, mas PB acha que entendi errado e que não estou fazendo direito o papel de bom pastor!

PB: É que PA disse que tem que salvar "algumas" ovelhas.

Catequista: Bom crianças no evangelho de hoje, não estamos falando em qualquer pastor. Estamos falando do Bom Pastor, Jesus, que é o modelo de Pastor, o melhor pastor que poderia existir, pois Ele escolheu dar a vida por cada uma de suas ovelhas que somos nós! Ele não escolhe algumas ovelhas. Se uma única ovelha se perder pelo caminho, Ele volta para busca-la. 

PB: E Jesus conhece cada ovelha né catequista?


Catequista: Isso mesmo! Ele conhece cada ovelha e nós que somos suas ovelhas também devemos conhecer o nosso bom pastor para ouvir a voz dele e poder segui-lo. Jesus nos quer perto Dele sempre, por isso não nos deixou entregues à morte, mas escolheu dar a sua vida por cada um de nós! O Bom pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. E a boa ovelha é aquela que escuta o Pastor.


PA: Ah entendi! Meio difícil ser o bom pastor então né?

PB: Sim PA foi o que eu te disse, mas não é impossível, pois Jesus nos mostrou como deve ser o bom Pastor. 

PA: Eu achava que o Bom pastor podia ficar tranquilão! Que ele era como se fosse o chefe. Ele manda, as ovelhas obedecem e fica tudo bem!

Catequista: Não PA. O Bom Pastor nos convida para fazermos parte do seu rebanho, Ele não escolhe alguns, não tem numero certo de vagas e nem precisa de características especiais. Qualquer pessoa pode fazer parte do rebanho de JESUS basta ouvir a sua voz e seguir pelo caminho que ele nos indicar.

PA: E pensando em Jesus como Bom Pastor dá vontade de ser ovelha, pois Ele cuida mesmo de nós né?

PB: E acho que é o único que tem coragem de entregar a própria vida por nós! 

Catequista: Sim!!! E Jesus sendo o bom Pastor, tem ajuda de Deus Paizinho para nos levar pelo caminho certo. Um caminho que nos conduz ao céu!

PA: Que bom que temos Jesus que não foi um Pastor preguiçoso e nem medroso. Ele anda o quanto precisar e enfrenta qualquer perigo para salvar cada ovelha perdida!

PB: Depois de aprendermos isso podemos rezar e pedir pra Deus nos ajudar a sempre escutar a voz do nosso Bom Pastor!

Catequista: Isso mesmo crianças! Que nossos ouvidos estejam sempre atentos para escutar a voz do nosso Bom Pastor e seguir com Ele a cada dia resgatando mais e mais ovelhas para nosso rebanho!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Escolher uma criança para representar Jesus o Bom Pastor. Essa criança deverá olhar para as outras crianças da roda para memorizar quem está presente. Em seguida retirar "O bom pastor" da Sala  e esconder uma das crianças. O bom pastor volta pra sala e tenta conduzir "o rebanho" todo junto para algum outro lugar. Observar se o bom pastor percebe que está faltando uma ovelha e aproveitar o momento para dizer que Jesus não se esquece de nenhuma ovelha e o grupo todo parte à procura da ovelha perdida. Caso o Bom pastor perceba a falta da ovelha todos deverão procurar juntos pela ovelha perdida.


Oração

Jesus meu bom Pastor. Nunca me deixe perdido pelo caminho! 
Quero sempre ouvir a tua voz e caminhar bem pertinho de Ti.
Obrigada pelo seu imenso amor e por dar sua vida para me salvar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário