quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Evangelho de Marcos 1,14-20

Missa de 21 de janeiro de 2018


3o Domingo do Tempo Comum

Leituras
Primeira Leitura Jn 3,1-5.10
Salmo 24/25
Segunda Leitura 1Cor 7,29-31
Evangelho Mc 1,14-20


Mensagem Principal
A liturgia de hoje é um grande convite a entrarmos no tempo de Deus e a celebrarmos sua presença entre nós. O convite de Jesus para conversão e seguimento nos impulsiona a experimentarmos o Reino, que já está acontecendo em nós. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

DEIXANDO SUAS REDES, O SEGUIRAM... No caminho de Jesus, cada palavra, cada olhar, representam um encontro transformador de vidas. Os Evangelhos nos relatam os encontros de Jesus. Para aqueles que têm o coração aberto, encontrá-Lo significa uma nova vida. Certa vez, ouvindo o Senhor falar, alguém disse: “Ninguém jamais falou como esse homem.” Seu olhar penetrava o íntimo das almas e sua palavra aquecia os corações. São esses gestos e palavras que os Evangelhos nos narram. A cada domingo somos convidados a ter um encontro pessoal com Jesus. O Evangelho que hoje lemos é uma espécie de resumo da missão de Jesus, inserindo-nos nas circunstâncias de tempo e espaço: “Depois que João Batista foi preso, e na região da Galiléia”. Até então era o povo que ia ao deserto para ouvir e receber o batismo de João. A partir de agora, é Jesus que vem ao encontro do povo, lá onde ele vive. Como um novo Jonas que ouvimos na 1ª leitura enviado por Deus para caminhar no meio de estrangeiros para anunciar e convocar a conversão. Jesus vem anunciar a necessidade de conversão ao Reino de Deus, que não é um novo regime ou forma de governo, mas o Encontro de Deus com a humanidade. O anunciador da mensagem divina é também caminheiro, o que indica que Ele veio para todos os povos e não somente para o povo judeu. A vocação dos primeiros discípulos está ligada à preparação dos discípulos para atuarem na obra evangelizadora que estava sendo iniciada por ele. Jesus convida os discípulos para que o ajudassem a pregar a Boa Nova da Salvação. Ao fazerem esta experiência, os discípulos deixam suas antigas certezas e mudam totalmente de vida: à voz do Mestre deixaram tudo e O seguiram. Hoje, os discípulos de Jesus somos nós. Como os apóstolos, somos convidados a fixar nosso olhar no semblante do Senhor. Seus olhos contemplam, ao mesmo tempo, o infinito amor de Deus e a angústia de todos os homens que vivem sem fé naquele amor. Uma mensagem que fica clara é que ninguém nasce evangelizador, mas através do discipulado, do seguimento de Jesus nos tornamos evangelizadores. Aqui entendemos o início do canto do salmista: “mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada”. Mais do que olhar para Jesus, queremos ser olhados por Ele e responder à missão que nos confiou. Que a certeza de que o Senhor olha por nós e nos chama, nos ajude a ver os irmãos com o seu olhar de amor.Fonte: Folheto Nova Aliança

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Amigo, amigo tive uma grande ideia! Vou chamar toda a turma para ser pescador de homens, como Jesus pediu no evangelho!

Personagem B: Ah é... que ótimo... eu tô mesmo com muito calor...e este negocio de pescar deve ser na praia né... ou no rio, ou a gente vai só brincar e ai vai ser na piscina mesmo?

Personagem A: Ai, ai... nada disso... Pescar pessoas para Jesus é em todo lugar...

Personagem B: Vixe... que trabalhão! já sei então, vamos fazer tipo um campeonato de pesca... eu já fui em um com o meu padrinho!

Personagem A: Não, nada de campeonato! mas é verdade, muito trabalho! por isso a primeira missão do pescador de Cristo é seguir Jesus! Deixar tudo que atrapalha a gente e aceitar de verdade a missão...

Personagem B: Sei...

Personagem A: E ai, você topa, amigo?

Personagem B: Ah, eu quero sim...mas este negócio de deixar tudo e seguir Jesus, eu já ouvi antes e sinceramente, amigo... eu não acho isso certo!

Personagem A: Como assim?

Personagem B: Sou uma criança, indefesa, Jesus tá lá no céu... então saio por ai, pelo mundo, dizendo que sou um pescador de pessoas para Jesus e que ele é muito meu amigo e tals... e deixo pra lá minha, família, minha escola, os amigos e até meu cachorro... ou ele pode ir? acho que não...

Personagem A: Não, não... Nada disso, algumas pessoas fazem isso, se dedicam totalmente a falar de Jesus para as pessoas e traze-las para pertinho dele, são os padres, as freiras, os missionários consagrados... nós não somos assim dedicados...e realmente, somos crianças....crianças não saem sozinhas...

Personagem B: Verdade, amigo... não somos dedicados... e somos crianças...então, podemos brincar, agora?

Personagem A: Não, peraí deixa eu te explicar... Jesus precisa de nós!

Personagem B: Ué, mas e este povo todo ai que você falou que deixou tudo para seguir Jesus?

Personagem A: É pouco, amigo... muito pouco... precisam de ajuda!

Personagem B: Mas como eu posso ajudar? não quero deixar de brincar!

Personagem A: Amigo, nós podemos ajudar Jesus mostrando para as pessoas o quanto é bom ser amigo dele... seguir os passos dele... e que aceitamos a missão de trazer mais amigos para Jesus!

Personagem B: Legal! eu topo!

Personagem A: Mas tem que ser todo dia!

Personagem B: Mas todo dia? todo dia não dá tempo... temos muita coisa para brincar... ops... para fazer... eu quis dizer fazer...

Personagem A: Amigo até brincando mostramos que seguimos Jesus...

Personagem B: Ixi... como assim?

Personagem A: Se na brincadeira a gente imita as atitudes de Jesus vão ver que seguimos Jesus e que nós somos amigos dele...Ai vão querer conhece-lo ai, pescamos eles! Entendeu?

Personagem B: Opaa... que ideia ótima!

Personagem A: Acho que podemos pensar assim o que Jesus tem de mais legal e que as pessoas mais precisam eu vou imitar e trazer para elas... igual isca de pescaria!

Personagem B: Nossa, amigo... muito bom! acho que precisam de muito perdão e de emprestar as coisas... como chama isso mesmo?

Personagem A: Partilha! isso acho que também precisa amor, abraço e sorriso!

Personagem B: Oba! vai dar trabalho sim, fazer isso todo dia! Mas vamos conseguir...Jesus precisa! Vamos seguir na missão que ele nos pediu! Precisar mudar e seguir o caminho dele de coração!

Personagem A: Isso, aí de todo nosso coração! Somos amigos muito fiéis dele! Bora, começar a nossa pescaria!!!

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Quem quer ser pescador de Cristo?

Neste link do blog lindo da  Tia Ale tem uma maleta perfeita, uma maleta de pescaria. Oba!

Nossa proposta é que durante a brincadeira seja abordado o tema: o que é ser pescador de Cristo?

Quem são os peixes? tem peixe dificil de pescar? pesado? fujão? bravo?
Quem são os pescadores? do que eles precisam para a tarefa da pesca?



Imagens: blog da Tia Ale 

Oração

Jesus querido, eu quero ser um grande pescador de homens! Quero ajudar a trazer mais e mais pessoas para perto do seu coração, para te amar! Eu quero de seguir, Senhor! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário