domingo, 12 de novembro de 2017

Evangelho de Mateus 25,31-46

Missa de 26 de Novembro de 2017

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM 
SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO 
INÍCIO DO ANO DO LAICATO

Leituras
Primeira Leitura Ez 34,11-12.15-17
Salmo 22/23
Segunda Leitura 1Cor 15,20-26.28
Evangelho Mt 25,31-46

Mensagem Principal
Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, como é bom estarmos juntos mais uma vez para alimentar nossa vida pela escuta da Palavra e pela presença real de Jesus na Eucaristia. Pelo batismo somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo. Fazemos parte do grande redil do Bom Pastor, que espera de nós uma Igreja em saída, que alcance novos campos, para ali anunciar a Boa-Nova. Que este ano dedicado aos leigos possa renovar em nós um espírito missionário. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei). Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.A primeira leitura utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens. A imagem sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história; e sublinha, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo.O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulo acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos. A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não têm lugar no Reino de Deus. Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino.Na segunda leitura, Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação nesse “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz. Nesse Reino definitivo, Deus manifestar-Se-á em tudo e actuará como Senhor de todas as coisas (vers. 28) . Fonte: http://www.dehonianos.org



Ideia de roteiro para teatro

PA: Vamos brincar de castelo? Quem você vai ser? Eu quero ser o rei (rainha)! Quero muita riqueza  e um monte de coisas bem chique.

PB: Eu não quero riqueza não!

PA: Ué! Por que? Ser rei é muito bom! Você não ouviu falar na missa que Jesus também era rei?

PB: Sim, mas Jesus era um rei diferente! Ele se preocupava com as suas ovelhas e não com as riquezas.

PA: Mas precisa de riqueza sim. Se ele tivesse riqueza ele poderia contratar detetive para procurar a ovelha perdida, levar as machucadas no veterinário, contratar alguém para cuidar de todas as ovelhas e assim ele poderia descansar.

PB: Aí PA! Lá vem você fazendo confusão com as leituras denovo!

PA: Não é confusão não! Sem a riqueza ele teve que ficar com fome, sede, sem roupa para vestir e agora me responda esta: quem iria cuidar das ovelhas enquanto ele estava preso?

PB (já sem paciência): Ai meu Deus!

Catequista: Olá crianças! o que foi PB? Está com cara brava!

PB: Ai Catequista! PA está falando um monte de besteiras.

PA: Só falei que Jesus sendo rei, deveria querer riquezas para pagar um monte de gente para cuidar das ovelhas e ficar bem tranquilo! e não ir preso também né!

Catequista: Ai, ai, ai! Já entendi tudo! Confusão com as leituras denovo! Hoje nas leituras quando fala das ovelhas, quer dizer que Jesus cuida de cada um de nós como o pastor cuida de suas ovelhas.

PB: Ele vai atras de cada uma né, catequista! Para ele todas são importantes né?

Catequista: É isso mesmo! Para ele todos os filhos, sem excessão, são amados. Ele quer resgatar cada ovelha perdida. E ele espera que cada um de nós o ajude a cuidar destas ovelhas com amor!

PA: Então não era ele que estava preso? ou com fome? ou sem ter o que vestir? Ele não precisava da riqueza?

Catequista: Não PA! Jesus quer nos ensinar a cuidar daqueles que mais precisam! Ele quer nossa ajuda, para atender as necessidades de cada uma das pessoas que passam por nós!

PB: E por que ele diz que Jesus vai separar as ovelhas?

Catequista: Porque Jesus quer que sejamos pessoas boas e espalhemos o seu amor. Devemos ajudar ao próximo e quando ele voltar, vai separar as pessoas que fazem o bem das outras que não fazem para existir um único Reino, onde o mais importante é o amor e não as coisas materiais.

PB: Ah entendi! É, ele diz que quando ajudamos alguém que precisa é a ele que ajudamos, porque asim todo mundo vai querer fazer o bem, né catequista? Porque imagina deixar Jesus passando necessidade!

Catequista: Isso mesmo! Imagine um reino onde todos se ajudem, onde todos se amem e cuidam um dos outros. Este reino é possível, se seguirmos os ensinamentos de Jesus e amarmos ao nosso próximo.

PA: Para Jesus vale muito mais cada um de nós suas ovelhas, do que as riquezas desta vida. Agora entendi porque ele é um rei diferente... Pensando bem este reino é muito melhor!

PB: Quero muito que o mundo seja assim, Catequista. Um lugar onde as pessoas façam o bem e espalhem o amor de Jesus. Isso deixa o coração Dele feliz!

Catequista: Isso mesmo, crianças! Quando fazemos o bem aos irmãos, estamos fazendo a vontade de Deus e espalhando o seu amor. Vamos orar para que Deus nos ajude a perseverar enquanto esperamos que o Reino de Jesus venha até nós?

PA e PB: Vamos!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Faça algumas ovelhas de papel e em cada uma delas escreva ações boas ou ruins. Por exemplo:

❤ Ajudar ao próximo
❤ Dar de comer a quem tem fome
❤ Obedecer papai e mamãe

⇓ Não emprestar os brinquedos
⇓ Ter preguiça de ir a missa
⇓  Contar mentiras

Deixe cada ovelhinha virada para baixo. Separe 2 caixas para separar as ovelhas com boas e más ações. Cada crianças pega uma ovelha, lê e decide em que caixa vai colocar.

Ao final refletir sobre as boas ações que podemos fazer no nosso dia a dia!

Oração

Senhor Jesus, vem nos ensinar a esperar pelo seu Reino fazendo o bem a todos os irmãos. Queremos amar o próximo e fazer o bem para ficar pertinho do Senhor. Que todas as ovelhas que eu esteja como a ovelha perdida o Senhor me encontre e me cure. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário