domingo, 16 de julho de 2017

Evangelho de Mateus 13,44-52

Missa de 30 de julho de 2017

17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 O REINO DE DEUS NOSSO MAIOR TESOURO 

Leituras
Primeira Leitura 1Rs 3,5.7-12
Salmo 118/119
Segunda Leitura Rm 8,28-30  
Evangelho Mt 13,44-52











Mensagem Principal
A liturgia nos mostra o verdadeiro tesouro que devemos encontrar e concentrar as nossas forças, o Reino de Deus. Para discernir e reconhecer esse tesouro, devemos ouvir e seguir a Jesus Cristo. Ele nos apresenta e nos mostra os valores que precisamos praticar para permanecermos firmes e constantes na busca do Reino de Deus. Quando o encontramos, tudo o mais fica supérfluo. 
 

Ideia de roteiro para teatro
PA: Olá Crianças! Oi PB.

PB: Oi.

PA: PB preciso vender todas as minhas coisas urgente.
PB: Vender todas as suas coisas? Porque?

PA: Porque preciso procurar tesouros, e quando encontrar tenho que ter o dinheiro para comprar! Você não ouviu o padre falando?

PB: Ouvi sim, mas não foi bem isso!

PA: Foi sim! O padre disse que se encontrarmos um tesouro, vamos ficar felizes. Mas só se tivermos o dinheiro, senão vai passar a vez e outra pessoa vai comprar!

Catequista: Oi crianças!

PB: Oi catequista! Ainda bem que a senhora chegou!!! Me ajuda a explicar melhor para o PA o evangelho de hoje! Ele pensa vender todas as coisas dele pra comprar um tesouro e não sei mais o que!

PA: Sim catequista, eu quero muito ser feliz, mas pra isso preciso do tesouro!

Catequista: Vou explicar para vocês de qual tesouro Jesus estava falando. No evangelho de hoje Jesus contou uma parábola sobre um homem que encontrou um tesouro no campo. Ele vende todas as suas coisas para comprar aquele campo porque para ele aquele tesouro é o mais importante. Nós podemos comparar com nosso encontro com Jesus e a descoberta do Reino de Deus!

PA: Com Jesus? Descoberta do Reino? Não entendi mais nada!

Catequista: Sim! Quando conhecemos Jesus e nos encontramos com ele, encontramos também o Reino de Deus. Quando encontramos o Reino de Deus deixarmos todas as coisas que achávamos importes para ter esse tesouro. As vezes pensamos que as brincadeiras são mais importantes, que o celular é mais importante, que assistir Netflix é mais importante. São coisas boas, mas nada tão importante quanto o Reino de Deus. 

PB: Por isso que minha mãe disse que preciso deixar de lado em alguns momentos os desenhos, o vídeo game, as brincadeiras na rua para ir à missa, ir na catequese, no grupinho de oração!

PA: Ah! Mas as vezes eu quero ficar brincando!

PB: Eu também! Mas depois que chego nestes lugares e encontro com Jesus, fico muito contente e até esqueço das brincadeiras!

Catequista: É isso mesmo crianças! Jesus preenche nosso coração e nossa vida com alegria verdadeira pois Ele nos mostra o nosso maior tesouro, o Reino de Deus!

PA: Mas catequistas existem pessoas que não gostam de vir à missa! Não querem seguir Jesus! Estas pessoas não encontraram o tesouro?

Catequista: Sim PA existem pessoas que ouvem falar de todas as maravilhas que Jesus faz e decidem segui-lo, mas quando descobrem que precisam abrir mão de algumas coisas para entrar no Reino de Deus, elas desistem!

PB: Verdade Catequista! Meu pai sempre me diz que precisamos ter coragem para seguir Jesus. E também ser decididos!

PA: Ufa que bom! Não preciso mais vender minhas coisas.

PB: Sim! Mas não tão ufa assim! Seguir Jesus exige muita coragem e força, porque nem sempre é fácil!

Catequista: Mas crianças, vale muito à pena, pois Jesus nos mostra o verdadeiro tesouro e nos dá a verdadeira alegria! Vamos rezar um pouquinho para que nosso amigão nos ajude a encontrar o Reino de Deus e a verdadeira alegria de caminhar com Jesus?

PA e PB: Vamos!

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho
Fazer uma caça ao tesouros, escondendo papeis que contenham palavras como “amor”,  “alegria”, “Sabedoria”, “dons”, entre outras coisas que encontramos quando escolhemos seguir Jesus.

Depois que todos encontrarem fazer uma reflexão sobre o caminho que temos que seguir para encontrar o nosso tesouro maior: Jesus!

Deve-se se abordar a alegria de encontra-lo, a alegria que ninguém nos tira! a verdadeira alegria!

Oração

Espirito santo vem me ajudar, me dá sabedoria para o grande tesouro encontrar.
Que o meu coração se encha de alegria, que eu saiba caminhar e seguir Jesus com amor e sabedoria!
Quero escolher sempre o caminho do bem, caminhar na Santa igreja, e ser discípulo de Jesus também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário