domingo, 28 de maio de 2017

Evangelho de João 3, 16-18

Missa de 11 de Junho de 2017

Resultado de imagem para santíssima trindade desenhoSOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE 
“COM O PAI, NO FILHO E PELO ESPÍRITO!” 

Leituras
Primeira Leitura Ex 34, 4b-6.8-9
Salmo Cânt.: Dn 3,52. 53.54-55.56 (R/. 52b)
Segunda Leitura 2Cor 13,11-13
Evangelho Jo 3,16-18
Liturgia Diária

Mensagem Principal

 A Santíssima Trindade é a síntese do amor-comunhão. Foi Jesus quem nos revelou este mistério de amor incondicional pois, através dele, Deus Pai se manifestou a nós na natureza humana e nos enviou seus dons através de seu Santo Espírito. Celebrar o mistério da Santíssima Trindade é celebrar a certeza do amor de Deus em nós e por nós, pois Deus, em sua magnitude, é a fonte que nos dá a vida, é o amor que nos liberta, é o “sopro” que nos santifica para a missão.
Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Ao contrário do que muitas vezes nós pensamos Jesus não veio ao mundo para condenar as nossas más ações, mas, justamente para nos ajudar a não mais cometê-las. A salvação de Jesus implica, porém, em que nós o acolhamos e não o rejeitemos. No Evangelho de hoje mais uma vez Jesus afirma categoricamente. Ele não nos vai condenar. Antes pelo contrário, somos nós que nos condenamos ao não acreditar nas Suas Palavras: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado.”

“Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.” Quem rejeita a Luz vive nas trevas e é condenado pelas suas próprias obras. Quem não crê em Jesus e dele não se aproxima, rejeita a luz e tem medo de que a verdade seja revelada porque as suas ações são más.

Jesus é a luz enviada pelo Pai não para condenar, mas para nos salvar. Luz que iluminou e continua iluminando através dos missionários de hoje, as nossas mentes, conduzindo-nos a seguir o verdadeiro caminho da verdade e da vida em abundância.

Mas Essa luz é tão forte, penetrante e ofuscante que às vezes fugimos dela, para que ninguém veja a nossa sujeira, representada pela nossa inveja, o nosso egoísmo, a nossa ganância por mais riqueza do que na verdade necessitamos, etc. Então, ficar no escuro, no esconderijo, disfarçado, fugir da igreja, é a sugestão de satanás, para que não sejamos iluminados pela Luz.

É por isso que o mestre disse: “Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.”

Jesus veio iluminar a nossa mente e o nosso caminho a ser seguido. Ele nos mostrou de várias maneiras que longe de Deus não há felicidade. Nos convidou a segui-lo, mostrou-nos que Ele era o Próprio Deus, para que acreditássemos Nele, e tivéssemos um dia a vida eterna. Porém, muitos recusaram assim como hoje continuam recusando o seu convite. É convite por que Ele respeita a nossa decisão, a nossa escolha, o nosso sim ou não. Mas também não nos esqueçamos de rezar pela conversão principalmente daqueles a que dirigimos a palavra de Deus. Peçamos a Jesus que nos perdoe, nos proteja, e ao Espírito Santo que nos ilumine para que possamos levar a Luz para tanto quanto pudermos.

No entanto, se confiamos em Jesus, as nossas boas ações serão evidenciadas porque são elas realizadas em Deus, pelo poder do Seu Espírito Santo. Com efeito, a fé em Jesus Cristo é o meio mais eficaz para que nos aproximemos da luz de Deus. A luz esclarece, a luz tira da ignorância, a luz dá o norte, dá a direção. Jesus é a Luz do mundo, quem nele crer não ficará nas trevas. Ele veio para tirar todos os homens das trevas. Praticar o mal é não crer em Jesus, não se aproximar da Sua Luz, não aderir ao Seu projeto de Salvação. A Palavra de Deus nos assegura tudo isso. Ainda há tempo para que o mundo seja salvo. Ajudemos, portanto, a iluminá-lo com a luz de Deus que recebemos no nosso Batismo.

Você crê em Jesus como Luz para a sua vida? Como é que nós podemos iluminar o mundo com a Luz de Cristo? Qual é a virtude em você que mais revela ao mundo a luz de Jesus? Você tem tido a coragem de ficar debaixo da Luz, embora que a sua verdade seja descoberta? – Qual seria o primeiro passo para você fazer isto?

Ideia de roteiro para teatro

(Entra PA falando sozinho, logo atrás entra o PB dizendo sem parar eu creio, eu creio, eu creio)

PB: O que você está resmungando aí PA?

PA: Não estou entendendo mais nada, “Aí meu Deus”...

PB: Mas como assim?

PA: São tantos Deuses que estou todo confuso, Deus da fé, Deus do amor, Deus da paz, Deus do mar, Deus da terra, Deus do céu...

PB: Deus da misericórdia, tenha misericórdia deste menino.

PA: Falei pra você, olha aí mais um Deus, agora da misericórdia.

PB: Como assim PA? Que papo é este de Deuses?

PA: Estou confuso! Sempre pensei que haveria apenas um Deus. Mas agora existem tantos Deuses que eu não sei nem para quem devemos rezar!! O mais estranho é você é você não parar de dizer que crê, todos já entenderam.

PB: Estou dizendo isto porque eu entendi muito bem o evangelho de hoje e não quero ser condenado por ninguém!! Se eu fosse você, também falaria que crê em Jesus!

PA: Como assim?

PB: No Evangelho de hoje está tudo escrito com detalhes, "quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.”

(Entra Catequista)

C: Olá crianças! O que vocês estão discutindo?

PB: É o PA que está mais perdido que cachorro quando cai do caminhão de mudança.

PA: Claro que não, só estou confuso com todos esses Deuses, já contei uns trinta, isso porque só sei contar certinho até aí, perdido está o PB que não para de dizer que crê.

C: Só existe um único Deus personagem PA. São 3 pessoas, mas um único Deus.

PA: Agora que fiquei confuso...

C: Preste bastante atenção!!! Vou explicar!! Hoje estamos comemorando a Santíssima Trindade! O Pai, o Filho e o Espírito Santo que formam a Santíssima Trindade. São 3 pessoas em um só Deus!

PB: Nossa mas é difícil entender!! Como assim 3 pessoas e um só Deus!

C: Então olha só que vou explicar melhor! Quem aqui gosta de comer brigadeiro? Vocês sabem como o brigadeiro é feito? Para fazer o brigadeiro precisamos de 3 ingredientes, manteiga, chocolate e leite condensado. Quando eles se misturam em uma panela, viram o brigadeiro. Exatamente isso. Temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo! Juntos são a Santíssima Trindade.

PB: Agora estou entendendo!! Agora que vou gritar para o mundo que creio!!

C: Olha PB, devemos sim gritar para o mundo!! Mas não devemos falar eu creio por medo de ser condenado, porque Jesus não veio ao mundo para condenar o mundo. Ele veio para nos salvar, para nos mostrar como viver, como podemos ser filhos de Deus.

PB: Que lindo Catequista! Jesus é demais!!

C: A melhor forma de gritar ao mundo que cremos é com as nossas atitudes!

PA: Nossas atitudes??

C: Exatamente!! Não basta dizer que acredita em Jesus. É preciso buscar viver obedecendo os ensinamentos de Jesus e cuidar para que as nossas atitudes sejam atitudes de filhos de Deus.

PB: Mas é tão difícil!!

C: Tem um jeitinho que facilita muito!! Se tivermos a preocupação de imitar Jesus nos pensamentos, nas atitudes, viveremos sempre como Filhos de Deus!

PA: Nossa, agora ficou mais fácil mesmo!!! Eu quero imitar Jesus!!!

PB: Eu também quero!!!

C: O que acham de pedir a Santíssima Trindade que nos ajude?

PA e PB: Vamos!!

C: Então vamos colocar a mão no nosso coração, fechar os olhos e repedir assim: Santíssima Trindade, nos ajude a seguir e imitar Jesus nas nossas vidas! Que o Pai nos abençoe, Jesus nos fortaleça e o Espírito Santo nos guie para viver como filhos de Deus! Amém!

PA e PB: Amém!!

Catequista: Muito bem crianças, a oração é uma das maneiras para estar junto a Deus e fortalecer a nossa união a Santíssima Trindade.

Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Festejar a Santíssima Trindade é festejar o Pai, o Filho e o Espirito Santo!! Uma forma muito boa é trazer uma imagem para começar o encontro!!! 

A sugestão é a seguinte imagem!!


      Fonte: tiapaulalimeira.blogspot.com.br

Resultado de imagem para desenho de brigadeiroUma das melhores explicações da Santíssima Trindade é quando comparamos com o Brigadeiro!! Para isso podemos sentar as crianças em circulo e começar as reflexões:
Quem aqui gosta de comer brigadeiro? Vocês sabem como o brigadeiro é feito? Para fazer o brigadeiro precisamos de 3 ingredientes, manteiga, chocolate e leite condensado. Quando eles se misturam em uma panela, viram o brigadeiro. Exatamente isso. Temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo! Juntos são a Santíssima Trindade.

Existe uma outra forma para explicarmos também. Podemos usar 3 velas que quando são unidas dão uma chama só, mais forte ainda!!







Como atividade para as crianças levarem para casa, a sugestão é a seguinte!

PARA AS CRIANÇAS - CATEQUESE  A SANTÍSSIMA TRINDADE:


Oração

Pai, Filho e Espírito Santo,
Santíssima Trindade 
Peço que me acompanhe por toda a vida.
Seja sempre o  meu abrigo.
Pai Eterno, ajuda-me a viver como seu filho!
Jesus Cristo, abençoa meus caminhos e
Espírito Santo, peço que me guie nos caminhos do Senhor para que eu
sempre busque o bem, com a Santíssima Trindade.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário