sábado, 6 de maio de 2017

Evangelho de João 14, 15-21

Missa de 21 de Maio de 2017
         
6º DOMINGO DA PÁSCOA

“E ELES RECEBERAM O ESPÍRITO  SANTO”  

Leituras 
Primeira Leitura At 8,5-8.14-17)
Salmo 65 (66)
Segunda Leitura 1Pd 3,15-18
Evangelho Jo 14,15-21
Folheto Nova Aliança

Mensagem Principal


Amados irmãos e irmãs em Cristo, estamos aqui novamente reunidos como em Jerusalém, em oração, para celebrarmos um momento único em nossas vidas: o encontro com o Deus Vivo. Celebramos hoje a promessa do Espírito Santo, que coroa o mistério pascal de Cristo. Procedendo do Pai e do Filho, o Espírito Santo abre os olhos da fé e alarga os nossos corações para que o amor de Deus se expanda no mundo. 
Fonte:Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença – discreta, mas eficaz e tranquilizadora – de Deus na caminhada histórica da Igreja. A promessa de Jesus – “não vos deixarei órfãos” – pode ser uma boa síntese do tema.O Evangelho apresenta-nos parte do “testamento” de Jesus, na ceia de despedida, em Quinta-feira Santa. Aos discípulos, inquietos e assustados, Jesus promete o “Paráclito”: Ele conduzirá a comunidade cristã em direção à verdade; e levá-la-á a uma comunhão cada vez mais íntima com Jesus e com o Pai. Dessa forma, a comunidade será a “morada de Deus” no mundo e dará testemunho da salvação que Deus quer oferecer aos homens.A primeira leitura mostra exatamente a comunidade cristã a dar testemunho da Boa Nova de Jesus e a ser uma presença libertadora e salvadora na vida dos homens. Avisa, no entanto, que o Espírito só se manifestará e só atuará quando a comunidade aceitar viver a sua fé integrada numa família universal de irmãos, reunidos à volta do Pai e de Jesus.A segunda leitura exorta os crentes – confrontados com a hostilidade do mundo – a terem confiança, a darem um testemunho sereno da sua fé, a mostrarem o seu amor a todos os homens, mesmo aos perseguidores. Cristo, que fez da sua vida um dom de amor a todos, deve ser o modelo que os cristãos têm sempre diante dos olhos.
Fonte: Comentário à Liturgia

Ideia de roteiro para teatro

PA: Ai amigo, eu não sei como você consegue estar sempre tão feliz e sorrindo, ainda mais para aqueles meninos chatos da escola!

PB: Ué, eu sou feliz!!! E aqueles meninos da escola não são tão chatos assim... e mesmo que fossem eu não deixaria de ser feliz e sorridente por causa deles, né!?!

PA: Ah, eu não tenho paciência com eles!

PB: Quer saber? Você é muito rabugento! Eu hein!?!

PA: Rabugento nada!

PB: Rabugento sim! E resmungão, mal humorado! De lua!

PA: De lua? Como assim?

PB: Sim, de lua! Cada hora tá de um jeito... Um dia sorri, outro brinca, no outro emburra e só quer saber de encrenca...

PA: E você não é assim?

PB: Eu não! Deus me livre!!!

PA: Verdade! Tá sempre sorrindo! Você é o ‘garoto paz e amor’...

PB: Se sou não sei, mas tento ser um garoto legal!

PA: Ah é? E como faz isso?

PB: Olha, eu não sei explicar... É algo que brota naturalmente dentro de mim!

(C entra)

C: Oi crianças, tudo bem?

PA: Tudo catequista!

PB: Oi catequista! Talvez a senhora consiga me ajudar a explicar para o PA uma coisa!

C: Claro! E o que é?

PB: É que ele falou que estou sempre sorrindo, que sou o ‘garoto paz e amor’... rsrs

C: Isso é verdade!

PA: E eu queria saber como ele consegue ser assim, pois eu não sou sempre assim... acho difícil, fico impaciente com as coisas, me irrito com as pessoas... essas coisas, sabe!?!

PB: Eu expliquei que é natural de mim! Que brota do meu lindo coraçãozinho!!!!

C: Hum! Mas essa é muito fácil!

PA: Então conta!

C: É que o PB aprendeu os ensinamentos de Deus, os mandamentos!

PA: Mas eu também aprendi! É verdade que não sei todos de cor ainda... mas eu sei que devemos amar a Deus sobre todas as coisas, sei que temos que amar o próximo...

PB: Sim sim... eu aprendi que quem ama Deus guarda seus mandamentos!

C: Então PA, como o PB falou, devemos guardar os mandamentos de Deus... mas não basta guardar na memória... temos que guardar no coração e vivê-los!!!

PA: Puxa, mas é tão difícil vive-los... Como vou amar meu próximo, aqueles meninos chatos da escola... Isso tá muito difícil pra mim!

C: Sim, não é fácil mesmo! Mas não basta falar que ama Deus, temos que efetivamente acolher a palavra do Senhor, colocá-la em prática e deixar que ela transforme nossa vida!

PB: Lembra quando que eu disse que sempre tento ser um garoto legal?

PA: Lembro!

PB: Então, na verdade eu tenho alguém muito especial que me ajuda...

C: Já ia mesmo falar desse grande amigão!

PA: Grande amigão? Eu conheço?

C: Conhece sim! Mas acho que vocês ainda não têm tanta intimidade como o PB tem com ele!

PA: Ah PB, então me ajuda a ser mais amigo dele também!

PB: Só depende de você querer!

C: Exatamente! Pois esse amigão é o Espírito Santo! Deus nos deu esse grande amigo para que saibamos que não estamos só! Que Ele não nos deixou quando foi morar no Céu e que Ele sempre estará conosco em todos os momentos de dificuldade!

PB: E é com Ele, como o Espírito Santo, que conto sempre que vejo ser difícil viver os ensinamentos de Jesus... Quando algo me aborrece, antes de ficar bravo e brigar, eu peço que o Espírito Santo acalme meu coração e me ilumine para agir da melhor maneira.

C: PA, se você quer ser um garoto mais feliz, mais tranquilo, sorridente, precisa abrir seu coração para o Espírito Santo e pedir que ele te ajude a viver os ensinamentos de Jesus!

PA: É verdade catequista! Eu amo Jesus, conheço seus mandamentos, mas sempre ajo sem pensar, por mim mesmo... 

C: Pois não aja por você mesmo! Afinal Deus nos mandou Seu Espírito Santo, nosso defensor, nosso protetor, nosso conselheiro, nosso amigão! Ele está sempre conosco e nos ajuda a agir da melhor maneira, a seguir o melhor caminho, a tomar a melhor decisão!  E quando estiver difícil, faça uma oração, pois Deus está conosco! 

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Após a explicação do Evangelho, a sugestão é fazer uma experiência com algum dos símbolos do Espírito Santo, explicando que Ele nos aproxima de Jesus e pode ser representado por alguns símbolos como água, fogo, pomba... 

A água é um dos símbolos que significa a ação do Espírito Santo no Batismo;

A unção com o óleo é outro símbolo do Espírito Santo usado na iniciação cristã, ela é o sinal sacramental da confirmação;

O fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo;

A nuvem e a luz são sinais que aparecem nas  manifestações do Espírito Santo desde o Antigo Testamento;

O selo é um símbolo parecido  com a unção. Algo que nos marca;

A imposição das mãos é usada como símbolo porque é impondo as mãos que Jesus cura os doentes e abençoa as criancinhas;

O dedo é um símbolo do Espírito porque “É pelo dedo de Deus que (Jesus) expulsa os demônios;

A pomba é outro belo símbolo do Espírito. No fim do dilúvio a pomba solta por Noé volta com um ramo novo de oliveira no bico, sinal de que a terra é de novo habitável.



Oração

Papai do Céu, que eu abra meu coração para que o Espírito Santo, meu protetor, conduza a minha vida, assim saberei colocar em prática todos os Seus ensinamentos e ser verdadeiramente feliz.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário