domingo, 1 de janeiro de 2017

Evangelho de Mateus 2, 1-12

Missa de 08 de Janeiro de 2017


Resultado de imagem para Evangelho de Mateus 2, 1-12SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
                                               
Leituras
Primeira Leitura Is 60,1-6
Salmo 71(72)
Segunda Leitura Ef 3,2-3a.5- 6
Evangelho Mt 2,1-12

Mensagem Principal

Sejam todos bem-vindos para celebrar o mistério de nossa fé. Na solenidade da Epifania do Senhor, celebramos a manifestação do Messias ao mundo, a adoração ao Menino Jesus, pelos Reis Magos. Como os Magos, devemos estar atentos aos sinais da manifestação do Senhor nos dias de hoje.
(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!




Ideia de roteiro para teatro

Catequista: Olá crianças, tudo bem?

Personagem A: Sim! Está tuuuudo bem!

Personagem B: Eu não tô bem, estou meio triste!

Catequista: Mas triste por que se te vi tão feliz na missa?!

Personagem B: Pois é! Achei o evangelho tão lindo que fiquei triste de não poder dar presentes a Jesus!

Personagem A: Você tá dizendo isso porque foi aniversário dele?

Personagem B: Sim! Não tenho nada de ouro... Não tenho nenhum incenso... E birra não vou trazer, pois se meus pais não gostam nenhum pouquinho Jesus também não irá gostar!

Catequista: Birra???? Como assim gente?!??! P.B não é birra que o Rei Mago levou pra Jesus...  e sim mirra, com M de macaco!!!

Personagem B: E eu lá sei o que é isso!

Catequista: Mirra é um perfume!

Personagem A: Isso eu também não sabia!

Personagem B: De qualquer forma eu também não tenho nenhum perfume pra dar pra Jesus!

Personagem A: Sabe, eu também adorei o evangelho, mas não pensei em comprar todos esses presentes pra Jesus! Eu gostei mesmo foi da parte da Estrela Guia! Imagina só ver uma Estrela Guia no céu e ir seguindo seguindo seguindo... até encontrar Jesus!!!! Demais!

Catequista: Pois então crianças, prestem bastante atenção no vou ensinar pra vocês agora! P.B sabia que existem presentes muito valioso que podemos dar a Jesus todos os dias e que não precisamos comprar?

Personagem B: Como assim? E não precisa comprar? Como assim???

Catequista: Não precisa comprar... e são presentes que Jesus adora ganhar!!!

Personagem A e B: Conta, conta, conta!!!!

Catequista: Jesus adora e fica muito feliz quando somos boas pessoas! Adora quando somos obedientes, quando ajudamos os que precisam, quando somos atenciosos com as pessoas, adora quando damos um sorriso sincero e um abraço apertado na vovó e no vovô!

Personagem B: Puxa, tudo isso é amar! É o que Jesus nos ensina!

Catequista: Exatamente! Não há presente que faça Jesus mais feliz do que ver que estamos seguindo seus ensinamentos!

Personagem B: Demais!

Catequista: E você P.A que gostou tanto da Estrela Guia, sabia que há muitas Estrelas Guias por aí? E que você também pode ser uma delas?

Personagem A: Eu? Ser uma Estrela Guia? Mas eu nem sei voar!

Catequista: Não precisa voar! Basta ser Luz!

Personagem A: Eu? Ser Luz? Mas eu não sou vagalume!

Catequista ri se divertindo com o que ouve

Personagem A: E eu também não vejo outras Estrelas Guias por aí...

Catequista: É por que você não está atento!

Personagem A (olhando e apontando para o céu): Ela passa lá pra cá ou de cá pra lá?

Catequista: Ela passa muitas vezes dentro da sua casa, na rua, na escola, na igreja...

Personagem A: Tem certeza catequista? Então estou muito desatento mesmo!!!

Catequista: Tenho certeza! Estou falando da manifestação de Jesus no meio de nós... através de pessoas e situações que acontecem na nossa vida e que nos levam até Ele! Mas que nem sempre percebemos ou entendemos assim!

Personagem A: Acho que no meu caso eu nunca percebo mesmo!

Personagem B: Ah sei! Assim, como a senhora, catequista! Que nos ensina e nos mostra os caminhos que devemos seguir para viver juntinho de Jesus!

Catequista: Isso! As vezes quando vocês não se comportam, fazem malcriação e são desobedientes, a mamãe fica brava e coloca de castigo, ela também está sendo a Luz da Estrela Guia pra vocês, pois está iluminando e mostrando o caminho correto a seguir!

Personagem B: E o certo a fazer é ser obediente!!!

Catequista: Ou então quando ajudamos uma pessoa pobre! Essa pessoa pobre nos leva até Jesus, pois temos a oportunidade de fazer o bem, amar o próximo!

Personagem A: Puxa! Agora entendi que não estava atento mesmo a presença de Jesus!

Catequista: Jesus se manifesta o tempo todo! Ele é a grande Estrela Guia que no mostra o caminho, e se não estivermos sempre atentos perdemos a chance de nos aproximar Dele!

Personagem A: Ah catequista! Sabe o que eu vou fazer, já que gostei tanto da Estrela Guia?

Catequista: O que?

Personagem B: Vou me esforçar para também ser uma Estrela Guia na vida das pessoas!!!

Personagem A: E eu vou me esforçar muito para presentear Jesus todos os dias! E não só no Natal!

Catequista: Parabéns crianças! Estou muito feliz e orgulhosa de vocês! E Jesus mais ainda!

Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Mostrar às crianças que elas podem ser vários personagens do evangelho de hoje!

Podem ser:
- a Luz que nos leva até Jesus;
- podem ser a manjedoura que acolhe Jesus;
- podem ser os Reis Magos que visitam e adoram Jesus;
- podem ser os presentes que engrandecem Jesus;

Debater com as crianças como podemos ser todos esses personagens:
- somos Luz quando levamos alguém ao encontro de Jesus;
- somos manjedoura quando deixamos Jesus nascer e viver no nosso coração;
- somos os Reis Magos quando vamos ao encontro de Jesus, seja na missa, na catequese, na oração em família, quando nos ajoelhamos e adoramos nosso Deus Salvador;
- somos os presentes quando nossas atitudes agradam e engrandecem o nome de

Jesus, pois vivemos a Sua Palavra, e isso muito O alegra!
Propor às crianças que pensem quais os presentes que elas podem dar pra Jesus, explicando que mais valioso que o ouro, o incenso ou a mirra, pode ser uma abraço apertado, um sorriso sincero, uma obediência, uma ajuda ao papai e à mamãe, um bom comportamento...

Feito isso, a tarefa para a semana é ser todos os personagens do evangelho: Ser a Luz de Cristo na vida da família, pois carregam Jesus no coração! Buscar e adorar a Jesus, presenteando a todos com os presentes que pensaram: Abraços, beijos, atitudes obedientes e agradáveis ao coração de Jesus!

Resultado de imagem para Crianças rezandoOração

Senhor, me ilumina par que eu seja Sua Luz na vida da minha família, dos meus amiguinhos e de todos ao me redor, e assim eu leve todos ao Seu encontro para conhece-lo e adorá-lo! 
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário