domingo, 2 de outubro de 2016

Evangelho de Lucas 18, 1-8

Missa de 16 de Outubro de 2016

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM
OUTUBRO MÊS DAS MISSÕES MISSÃO: 
IGREJA MISSIONÁRIA TESTEMUNHA DE MISERICÓRDIA
                                          
Leituras
Primeira Leitura Ex 17, 8-13
Salmo 120/121
Segunda Leitura 2Tm 3, 14 – 4, 2
Evangelho Lc 18, 1-8


Mensagem Principal

Toda a Igreja evangeliza. Cada cristão descobre a tarefa de evangelizar como inerente a sua vocação. Não é privilégio nem tarefa de alguns poucos especialmente chamados a isso. Cada um no seu meio e segundo as suas possibilidades deve anunciar a Boa-Nova salvífica a seu irmão. A ordem dada aos Doze – “Ide, pregai a Boa-Nova” – continua válida, embora de maneira diferente, para todos os Cristãos. Os que receberam a Boa-Nova devem comunicá-la e difundi-la sucessivamente. (Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!



Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi amigo, tudo bem?

Personagem B: Tô bem nada.., tô muito preocupado e com medo!

Personagem A: Como assim, tá preocupado com o que? Com medo do que?

Personagem B: Eu nem sei dizer direito... é que eu ouvi que tem muita violência por aí... outro dia teve um assalto perto da minha casa! Fiquei assustado!

Personagem A: Nossa! É verdade, dá medo mesmo! Mas quando você estiver preocupado e assustado, sabe o que pode fazer para te ajudar?

Personagem B: O que? Me esconder?

Personagem A: Não seu bobo, não se esconda... se ajoelhe!

Personagem B: Me ajoelhar? Tipo me rendendo, me entregando?!?!?!

Personagem A: Não né!?! Tipo orando mesmo!

Personagem B: Ah! Ufa!

Personagem A: Sim, em todos os momentos da vida devemos rezar... nos bons e nos ruins! Na alegria e na preocupação, no medo! Pedir pra Deus nos proteger!

Personagem B: Entendi! É, eu rezei uma vez...

Personagem A: UMA vez???

Personagem B: Isso, quando teve o assalto perto de casa...

Personagem A: Mas amigo, temos que rezar sempre, todos os dias!

Personagem B: Mas sabe o que é? Vou te contar um segredo!

Personagem A: Adoro segredos!!! Pode me contar tranquilo pois não vou contar pra ninguém!

Personagem B: Que bom! Então vou contar... É que eu tenho muita muita preguiça de rezar... Eu até tento... mas me dá um sono... acho que não sei rezar!

Personagem A: Preguiça??? Que feio! Mas amigo, me desculpe... mas esse seu segredo vou ter contar pra nossa catequista! Daí ela pode te ajudar!

Catequista entra

Catequista: Em que eu posso ajudar?

Personagem B: Em nada! Estamos aqui de papo furado...

Personagem A: Papo furado é ter preguiça na hora de bater papo com Deus!!!!

Catequista: Como é que é? Preguiça de rezar?

Personagem A: É isso mesmo... O ‘personagem B’ tá me contando que tem preguiça de rezar, que dá sono, que não sabe rezar...

Personagem B: Dedo duro!

Catequista: Crianças, por favor! Sem briga! Vou fazer uma pergunta!

Catequista: Por acaso vocês têm preguiça de conversar com os amigos? Contar as novidades, contar os segredos, pedir ajuda?

Personagem A: Claro que não! É gostoso conversar com os amigos!!!

Personagem B: Sim! Eu também adoro! Gosto de estar com eles em todos os momentos!

Catequista: Pois bem! Assim deve ser nosso relacionamento com Deus! Alegre e em todos os momentos, pois Deus é o maior e melhor de todos os amigos! Ele sabe de todas as coisas e quer o melhor pra nós! Se vocês pensarem assim nunca terão preguiça e sono na hora de rezar!

Personagem A: Sabe que eu nunca tinha pensado assim!?!

Catequista: Pois pense, pois rezar é conversar com Deus, bater um papo!

Personagem B: É verdade! Sempre converso... mas as vezes acho que não sou atendido!

Catequista: Deus sempre nos atende! Mas nem sempre é da forma que esperamos! Pois pedimos a Deus aquilo que queremos... e nem sempre o que queremos é o que precisamos!

Personagem A: Puxa! É verdade! Afinal Deus sabe de todas as coisas e quer o melhor pra nós!

Catequista: Exatamente! E o que Deus tem pra nós é sempre muito melhor do que aquilo que pedimos! Por isso temos que rezar sempre, rezar e confiar, ter fé e paciência, pois Deus ouve todas as nossas orações! E digo mais... e por termos confiança e fé nesse Deus tão maravilhoso que nunca nos abandona, devemos contar e ensinar para todos os nossos amiguinhos a importância de vivermos ao lado de Dele e de rezar todos os dias!

Personagem B: Eu tenho uma dúvida!!! Assim... Através da oração eu falo com Deus! E como Deus fala conosco?

Catequista: Deus fala conosco de muitas formas! E dentre tantas formas uma das principais é a Bíblia! Pois através da Bíblia Deus nos dá vários conselhos, manda mensagens e instruções de como bem viver! E é nossa missão compartilhar com todos esses conselhos e mensagens!

Personagem A: Na missa também, né!?!

Catequista: Também! E sabe o que mais legal?

Personagem A e B: O que???

Catequista: É que quanto mais rezarmos e lermos a Bíblia, mais aprendemos a viver ao lado de Deus!!!

 Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Pra trabalhar o tema oração vamos montar o relógio da oração, para estimular as crianças a rezarem todos os dias, de forma que cada criança escolha um tema a ser abordado em cada dia da semana, sendo que a oração do domingo será feita na Santa Missa.


Para os demais dias, segue abaixo exemplos de intenções:

 Segunda-feira (1): Oração de Louvor e Adoração, reconhecendo que Deus é o Senhor de nossas vidas!

Terça-feira (2): Oração reconhecendo que somos pecadores, confessando nossos pecados e pedindo que Deus nos ilumine que sejamos fortes para não mais cometê-los!

Quarta-feira (3): Oração pessoal por suas próprias necessidades, por seus sonhos e pedidos!

Quinta-feira (4): Oração pela família e amigos!

Sexta-feira (5): Ore pela Igreja e pelas nações!

Sábado (6): Termine a semana agradecendo a Deus por tudo!

Domingo: Participação alegre e ativa na Santa Missa para começar bem a semana!

 No momento da montagem de cada dia, a catequista acolhe a intenção de cada criança e faz uma breve oração com todos.

Oração


Papai do céu, me ajuda a ter disciplina para fazer minhas orações todos os dias! Que eu não tenha preguiça e sim muita alegria, pois é na oração que encontro meu maior amigo que é o Senhor! Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário