domingo, 2 de outubro de 2016

Evangelho de Lucas 17,11-19

Missa de 09 de outubro de 2016

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM OUTUBRO MÊS DAS MISSÕES MISSÃO: IGREJA MISSIONÁRIA TESTEMUNHA DE MISERICÓRDIA 
                                               
Leituras
Primeira Leitura 2Rs 5,14-17
Salmo 97/98
Segunda Leitura  2Tm 2,8-13
Evangelho Lc 17,11-19

Mensagem Principal
Diante do sofrimento do mundo, que é uma verdade, e em face do nosso sofrimento, outra verdade desafiadora, cumpre-nos assumir uma atitude de combate: no que estiver ao nosso alcance, aliviemos a carga que pesa sobre o homem, mas não deixemos de assumir a atitude mística da fé: ver no sofrimento uma forma de serviço à humanidade. Nossas dores, grandes ou pequenas, são formas que Deus nos oferece para com elas lavar, limpar, purificar, despoluir, libertar o homem dos mil pecados que o prendem e anestesiam. Como o curado da lepra voltou a Cristo para agradecer a cura, vamos a Cristo agradecer a graça de podermos curar com Ele. 
(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!



Ideia de roteiro para teatro


Personagem A: Nossa Personagem B o que aconteceu com você?

Personagem B: Ah peguei catapora, fiquei muito tempo sem sair pra brincar até melhorar, mas não se preocupe já estou bem melhor, já não tem perigo de passar pra ninguém.

PersonagemA: Iiiih tem certeza??  Você está parecendo um dos leprosos do evangelho de hoje... eu tenho medooo, melhor ficar longe!

Personagem B: Claro não, páre com isso, o medico já me liberou, essas marquinhas no meu corpo que vai demorar um pouco mais pra melhorar. 

Personagem A: Ah bom, não quero pegar isso de novo, prefiro não brincar com você pra não correr o risco.

Personagem B: Como assim?  Você já teve catapora?

Personagem A: Claro que tive, mas a minha melhorou super rápido, sabe porque??? Porque pedi muito a Deus pra que eu melhorasse logo Olha, Personagem B, tô achando que você não tem muita fé não, hein? Olha... vamos continuar esta conversa à distância... 

Personagem B:  Ah tá bom... Mas olha, você está muito errado! É claro que tenho fé!

Personagem A: Por acaso você pediu pra Deus fazer você melhorar logo?? Aposto que não! Quando a gente tem fé é só pedir pra Deus que ele faz tudo que a gente quer sabia?? 

Personagem B: Ah mas eu tenho fé sim ta! Eu acredito em Deus, acredito que Ele existe e tudo mais, o problema é que às vezes eu só esqueço de pedir ajuda pra Ele.

Personagem A: Então tá bom se você tá dizendo! Agora Personagem B me fala uma coisa…. ...você lembra de agradecer a Deus por tudo que ele faz pra gente? Sabia que devemos agradecer a Deus por tudo que Ele nos dá? 

Personagem B: Ah isso eu faço, eu agradeço a Deus todos as noites antes de dormir. 

Entra a catequista

Catequista: Oi crianças! Venham aqui me dar um beijo!

Personagem A: Tia do céu... não dá beijo nele não... vai pegar catapora... cuidado!

Catequista: Imagina, não vou não, ele já sarou estou vindo da padaria onde encontrei com a sua mãe Personagem A, que bom que está curado... Graças a Deus!

Personagem B: Obrigada, tia. Mas o Personagem A não acredita nisso e até nem quer chegar perto de mim... e tem mais disse que eu tô parecendo os leprosos do evangelho!

Catequista: Não, de jeito nenhum... párem já com isso, sentem-se aqui e vamos conversar... e ótimo você ter se lembrado do evangelho, hoje temos uma importante lição para aprender!

Personagem A: Ai não sei se devo sentar perto dele... faz assim tia, a Senhora fica no meio...

Personagem B: Eu nem quero mesmo sentar perto de você!

Catequista: É assim que os leprosos se sentiam isolados do mundo... como se ninguém gostasse deles... e mais que isso, que poderiam lhe fazer mal...

Personagem A: Ai também não é assim, né tia...

Catequista: E Jesus, veio, e os curou...

Personagem A: Mas Jesus, tudo bem né... nem teve que chegar perto... eu já li esta historinha...

Personagem B: Claro que não... Jesus não era medroso, Jesus é muito poderoso... Ele não teria medo de abraçar um leproso..

Catequista: Realmente não teria... E Jesus, sabia do que cada um precisava, então, pediu a eles que se apresentassem ao sacerdote, ou seja, que tomassem o caminho de Deus, da Igreja, o caminho da fé... e ali eles se curaram...

Personagem A: E eles nem ficaram com pintinhas né, tia... eu vi lá no desenho da minha bíblia...

Personagem B: Tia, ele tava dizendo que eu ainda tenho pintinhas da catapora porque não tive fé para pedir para Jesus... mas não é verdade... eu só esqueci... mas ele fez pior... nem agradeceu quando Jesus curou ele.

Personagem A: Ah, eu também esqueci... Jesus sabe bem que eu sou muito agradecido!

Catequistas: Crianças, Jesus curou os 2! E temos sim que agradecer... Mas o nosso pedido de cura tem que ser mais especial...

Personagem A e B: Mais especial!

Personagem A: Tipo nunca, nunca que eu pegue catapora, Jesus! Isso?

Catequista: Não, querido... Devemos pedir que Jesus nos cure para a missão!

Personagem B: Como assim?

Catequista: Além, muito além da cura do corpo, precisamos pedir a Jesus a cura do nosso coração... para que possamos ajudar TODOS aqueles que encontrarmos no nosso caminho a chegar até o seu amor... 

Personagem A: É dificil, né tia... porque eu vou confessar... eu tenho medo mesmo de algumas pessoas, não só as doentes não, mas umas com cara de mal, cara de bravas... ai eu tenho medo...

Catequista: Eu sei querido...

Personagem B: É eu tenho também... mas eu tava vendo sobre a Madre Tereza, que é agora nossa santinha... ela não tinha, né...

Personagem A: É verdade... não tinha mesmo... e era tão velhinha, mas que a minha avózinha...

Catequista: Sim, e ela foi mesmo um grande, grande exemplo, uma pessoa cheia de fé que se curou de tudo e foi abraçar todos aqueles que precisavam!

Personagem A: Que bonito... bom, eu vou começar aqui te dando um abraço, amigão... me perdoe...

Personagem B: Tudo bem! 

Catequista: E eu acho que aprenderam hoje uma bela lição... rezem e peçam forças para Jesus...

Personagem A: Vamos rezar sim...

Personagem B: E agradecer...



Catequista: Você vão ver, queridos... Deus sempre nos fortalece para a missão... e um coração missionário é sempre agradecido!


Sugestão de Música

Agradecer fortalece a nossa relação com Deus, é nosso dever e nossa Salvação!




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos construir um grande mural para ajudar as crianças a exercitar a sua fé. O que nos ajuda a ter fé? 

A Bíblia


A oração


A catequese a a Santa Missa

Ajudar, conviver e aprender com os irmãos, sobretudo os que mais precisam... Ali está Jesus! Ele mesmo nos disse.


E que tal fazer um lindo mural de agradecimentos, talvez tenha coisas aqui nestas figuras que você sempre teve e nunca agradeceu a Deus.

Vejamos um exemplo de mural do agradecimento... podemos ali prender estas figuras que temos abaixo e agradecer uma a uma sempre!


Obrigada pela nossa casa e família
 Por que não nos falta alimento

Porque temos saúde e podemos brincar
 Porque temos nossa escola, nossos professores para nos ensinar.


Oração

Jesus querido, que o meu coração se transforme todo dia e fique mais parecido com o do Senhor. Eu quero poder ajudar todos a encontrar o seu amor! Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário