domingo, 11 de setembro de 2016

Evangelho de Lucas 16,1-13

Missa de 18 de setembro de 2016


25º DOMINGO DO TEMPO COMUM SETEMBRO: 
MÊS DA BÍBLIA
                                               
Leituras
Primeira Leitura Am 8,4-7
Salmo 112/113
Segunda Leitura  1Tm 2,1-8
Evangelho Lc 16,1-13

Mensagem Principal
Como família reunida e unida em nome de Jesus, a Palavra eterna do Pai, refletiremos na liturgia de hoje sobre a oração e a prática da justiça. Essas são algumas das condições indispensáveis para que o Reino de Deus aconteça neste mundo. É a oração que nos aproxima de Deus e do próximo. Ela nos desperta para o desapego das coisas que passam e abraçar as que não passam.(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!




Ideia de roteiro para teatro

... caminho da escola...

Personagem A: Ai amigo, você fez a tarefa?

Personagem B: Eu fiz... a professora disse que vai ver hoje logo que começar a aula...você não fez?

Personagem A: Sim, eu fiz, fiz tudo, pintei bem bonito os desenhos, mostrei para a mamãe para ela ver se a minha letrinha estava bonita... mas aconteceu um desastre...

Personagem B: Desastre?

Personagem A: Sim, meu cachorro comeu meu caderno, destruiu ele... não sobrou nadinha!

Personagem B: Nossa precisa levar seu cachorro no veterinário, hein... é a terceira vez este ano que ele faz isso...

Personagem A: É?

Personagem B: Sim...

Personagem A: Ah sim, é mesmo... mas outro dia foi da catequese e outro da aula de inglês... realmente, ele deve estar com algum problema... ou deve estar querendo ser o cachorro mais inteligente do mundo! hahhaa

Personagem B: Olha amigo, eu acho que você deveria falar a verdade!

Personagem A: Mas a verdade é esta! todos já sabem que meu cachorro é maluco...

Personagem B: Eu sei que ele não é... lembra? a nossa catequista quis ir na sua casa e conversou com a sua mãe quando você falou isso do caderno da catequese... e descobriu que seu cachorro é muito comportado e não come nadinha além de ração!

Personagem A: Meu Deus é verdade... já descobriram isso... mas nossa catequista não conhece a professora... conhece?

Personagem B: Acho que não... mas amigo, lembra do que ela falou depois que saímos da sua casa, quando você estava caminhando para o castigo?

Personagem A: Ai não lembro, estou muito nervoso para lembrar...

Personagem B: Ela disse que muitas vezes as pessoas não descobrem nossas mentiras, mas Deus vê tudinho!

Personagem A: Verdade, ela falou isso... ai estou envergonhado... você vai me entregar? vai me desmentir para a professora...

Personagem B: Não, não vou não...

Personagem A: Ai que bom, obrigado... você é um bom amigo...

Personagem B: Eu não preciso falar nada se você falar a verdade!

Personagem A: Ah como assim? Desistiu de me ajudar? quer que a professora conte tudo para a minha mãe e me deixe de castigo denovo? você não é meu amigo nada!

Personagem B: Claro que sou, por isso quero que você se livre desta mentira... já é a terceira vez que você inventa ela... você precisa dizer a verdade!

Personagem A: Ah mais a verdade dói muito...

Personagem B: Sim...

Personagem A: Dói até no nosso bumbum...

Personagem B: Amigo, fale a verdade... a professora pode te ajudar e vai ficar feliz que admitiu que está errado e quer mudar... vai ajudar com certeza... e eu ajudo também, olha... tenho aqui um caderno novinho que ganhei da vovó... eu te dou ele...

Personagem A: Que ótima ideia... ai posso dizer que peguei o caderno errado... você é um gênio amigo! obrigada!

Personagem B: De jeito nenhum... tento de ajudar e você inventa outra mentira! Ah não...

Personagem A: Ai meu Deus... o que vou fazer... ninguém quer me ajudar e já estamos chegando na escola...

Personagem B: Eu quero te ajudar, estou aqui te dando um caderno, você conta tudo para a professora, ela te ajuda com tarefa e você fica no intervalo fazendo...

Personagem A: Mas isso é castigo!

Personagem B: Merecido né... ela vai te ajudar, você está errado, precisa perder algo... é a regra do jogo! Mas vai ganhar muito mais... Deus vai se alegrar muito com a sua decisão...

Personagem A: Peraí, eu não decidi nada ainda... como ficarei sem intervalo... vou morrer de fome... e ainda fazendo tarefa, não consigo pensar com fome....

Personagem B: Amigo, tenho uma ideia.. eu li na bíblia que a oração nos ajuda a tomar as decisões mais justas e deixar nosso coração levinho e o coração de Deus muito contente!

Personagem A: hum... mas é assim rápido que nem mágica...

Personagem B: Não, você precisa ter a atitude, neste caso, depois da oração, tem que falar a verdade... ninguém pode fazer isso por você!

Personagem A: Ai meu Deus... mas e depois?

Personagem B: Deus vai te ajudar, vai mandar nosso amigão Espirito Santo para acalmar a professora, segurar sua fome na hora do intervalo e mais que tudo te dar coragem... e de uma vez por todas aprender a lição... Vamos me dê sua mão... repete comigo:

"Senhor Jesus, me ajuda a me livrar desta mentira... que me afasta do seu coração... eu quero dizer a verdade e peço que o Senhor me ajude e cuide de tudo... eu vou fazer a minha parte! Amém...

E ai? Vamos lá?

Personagem A: Nossa, me sinto muito mais forte! Vamos sim... eu vou contar a verdade e eu aceito sim seu caderno, depois vou contar também lá em casa e a mamãe compra outro para você!

Personagem B: Vai contar também na sua casa?

Personagem A: Vou sim, porque eu menti para a mamãe que eu tinha feito a tarefa... menti até que tinha feito na sua casa... me desculpe amigo!

Personagem B: Tudo bem, está desculpado... e vai dar tudo certo, viu? Vamos lá!

Personagem A: Tenho certeza que vai... Vamos sim!

Sugestão de Música

Temos que ser verdadeiros, a mentira não nos leva a nenhum lugar! Só traz confusão e deixa o coração pesado! Deus ama a verdade e a Justiça!




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Temos que fazer as nossas escolhas fazemos isso dia a dia,  para exercitar isso com as crianças vamos construir um muro.

Pode ser uma barreira de cadeiras o que você tiver disponível.

Vamos explicar que Deus nos pede escolhas, não nos impede de seguir nossa decisão, mas nos dá muitos alertas, um deles são os ensinamentos da Bíblia.

Colocar um sinal bem grande de + positivo de um lado lá vamos escrever coisas e colocar figuras de coisas que agradam o coração de Deus e do outro lado faremos a mesma coisa, porém agora coisas que representem o - negativo, que não agrada o coração de Deus, que não são coisas pautadas na justiça.

A dinâmica é repassar com as crianças alternando as escolhas entre o positivo e o negativo, ouvir o que eles pensam sobre isso, falar de algumas consequências e principalmente do que fazer para transformar o ( - ) em ( + ).

Conclua com uma bela oração.


Oração

A hora do Pai Nosso é a oração que Jesus nos ensinou, é uma oração completa! Nos traz cada momento necessário para pedir a força que vem de Deus e lutar contra o pecado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário