domingo, 21 de agosto de 2016

Evangelho de Lucas 14,1.7-14

Missa de 28 de agosto de 2016


22º DOMINGO DO TEMPO COMUM VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NA COMUNIDADE DIA NACIONAL DAS CATEQUISTAS
                                               
Leituras
Primeira Leitura Eclo 3,19-21.30-31
Salmo 67/68
Segunda Leitura  Hb 12,18-19.22-24a
Evangelho Lc 14,1.7-14

Mensagem Principal
Irmãos e irmãs, ao encerrarmos este Mês Vocacional, queremos louvar e agradecer a Deus pelos trabalhos pastorais e serviços que leigos generosa e gratuitamente realizam na comunidade! De maneira especial, celebramos todos os catequistas, milhares de fiéis que se dedicam à educação da fé de crianças, jovens e adultos. Parabéns, catequista! Bela vocação, importante missão! A todos o nosso carinho e gratidão das comunidades paroquiais e votos extensivos aos ex-catequistas.. (Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!




Ideia de roteiro para teatro

Catequista: Crianças hoje vamos fazer um teatrinho bem legal!

Personagem A: Que máximo eu adoro teatrinhos...e do que vai ser...

Catequista: Será sobre o dia do Catequista! Vamos fazer uma homenagem na missa!

Personagem B: Que legal, tia....

Catequista: Sim, nós precisamos de mais catequistas, queremos que com este teatrinho mais pessoas sejam chamadas por Jesus a vir anunciar o grande amor de Deus por nós... Precisamos muito!

Personagem A: Ai que máximo e eu posso ser o catequista?

Catequista: Nós vamos sortear os personagens!

Personagem B: Oba! eu tenho muita sorte em sorteios...

Personagem A: Ah eu não e já vou falando, se eu não gostar do que eu pegar eu não vou participar não... não vou fazer nada!

Catequista: Personagem A, por favor, esta não é uma boa atitude, precisamos de todos da nossa turma, senão, não vamos conseguir...

Personagem A: Ah tia, mas se eu não puder ser o que eu quiser não vou fazer bem o meu papel, eu faço teatro na escola, já fiz cursos, quero até ser artista da televisão... você não sabe o que está perdendo!

Personagem B: Ai ,meu Deus, como é metido!

Personagem A: Você me xingou de metido! Não vai mais poder participar, fez um pecado de xingar o amigo!

Personagem B: Você é muito, muito chato! Estamos aqui tentando fazer o teatrinho que é muito importante... e você só atrapalha! Tomara que você seja sorteado e tire o papel de árvore!

Personagem A: Tiaaa, olha ele... me provocando! quer que eu fique mudo e calado e parado! (exclama chorando)

Catequistas: Crianças, que dificil começar nosso ensaio... não imaginava que vocês dariam tanto trabalho! Vamos lá, parem já de brigar e sentem-se aqui...

Personagem A: Já vai começar o teatro? Não vai ter mais sorteio né tia, vou ficar bonzinho... ai... tenho uma ideia... tem Jesus neste teatro? Se tiver, posso ser Jesus??? Posso???

Personagem B: Ai silêncio, vamos ouvir a tia...

Catequista: Crianças, quero antes de tudo contar para vocês a historinha que Jesus nos contou no evangelho de hoje... é muito importante prestar atenção para o nosso teatro...

Personagem A: Ai que legal... se a historia é de Jesus... vai ter Jesus, certeza... ainda tenho chance... vou ficar quietinho e ouvir...

Personagem B: Ai até que enfim...

Catequista: Jesus foi convidado para uma festa, um jantar na casa de uma pessoa muito importante... e ele observou que os convidados logo chegavam e iam procurando o lugar mais perto do dono da festa para se sentar, aqueles bem lá da frente....

Personagem A: estes são os melhores lugares, por que só tem vantagens, você fica perto do dono da festa, a comida chega lá primeiro e você sai em todas as fotos!

Personagem B: Ai no tempo de Jesus nem tinha fotos!

Personagem A: Ai verdade... então nas pinturas...rs... continua, tia!

Catequista: Jesus então disse, que ao chegarmos em uma festa devemos ocupar os últimos lugares, pois pode ser que o dono da festa tenha já reservado aqueles lugares de destaque pertinho dele para outros, mais importantes...

Personagem A: Ah mais isso não acontece comigo... eu sou mais importante para os meus amigos...sei bem onde posso sentar!

Personagem B: nem sempre, um dia... este amigo pode ter outro amigo mais importante, uma pessoa da família também... um primo distante, qualquer coisa, eu prefiro sentar para traz...

Catequista: E foi isso mesmo que Jesus disse, para que a gente escolha os últimos lugares.

Personagem A: Ai não... não dá pra ver nada de lá...

Personagem B: Um dia, num aniversário eu estava lá no fundo cantando parabéns para um amigo e ele me chamou para ficar do lado dele... fiquei muito feliz!

Catequista: Sim, Jesus disse isso também que é sempre melhor quando você é diretamente convidado para ocupar o melhor lugar!

Personagem A: Ai pronto, querem ver só... agora que ele acertou 2 coisas que Jesus ia dizer já vai querer tomar o meu papel de Jesus!

Personagem B: Eu não quero nada... nem gosto de fazer teatro, prefiro ajudar a tia nos bastidores, ajudar a arrumar os cenários, ajudar na hora da música...

Personagem A: Nossa mais ai você nem vai aparecer!

Catequista: Mas esta função é muito importante, sem ela não tem teatro....

Personagem A: Ah isso é verdade... mas não gosto, pode ser ele então...Vamos começar, vou poder ser Jesus?

Catequista: Queridos, temos sim Jesus no nosso teatro, mas ele não aparece... ele só será a voz do coração... aquela voz doce do chamado que o catequista recebe...

Personagem B: Que bonito!

Catequista: Sim, o catequista recebeu um lindo chamado... e nós vamos recordar este momento... e assim tocar o coração de mais pessoas para esta missão!

Personagem A: Mas só uma voz?

Catequista: Sim, a voz que fez que eles fossem corajosos e enfrentassem os seus medos, suas inseguranças e quisessem levar o amor de Deus aqueles que ainda não conheciam...aqueles que quiseram sentar no ultimo lugar e não aparecer, porque é Jesus quem aparece sempre na Catequese não é? Falamos da vida dele, dos ensinamentos Dele.

Personagem A: É verdade... sabe eu estou envergonhado... acho que não estou seguindo Jesus... não estou fazendo o que ele pediu...

Catequista: É dificil, querido... muitas vezes queremos aparecer mais que Jesus... mas devemos sempre pensar... o que Ele quer de mim? qual é minha missão? eu consigo! é importante, eu irei... é isso que ele sonhou para mim...

Jesus, na sua mesa no céu... só tem lugares especiais... e se seguirmos seus exemplos... lá nos vamos nos sentar... e também nos melhores lugares aqui da Terra, mesmo que seja o último... ele estará com a gente... sempre!

Personagem A: Que bonito... me desculpe, tia... me desculpe amigos... e me desculpe Jesus... vamos ao sorteio...

Catequista: Vamos lá!

Personagem A: Nossa, eu tirei o catequista!

Personagem B: Que bom, amigo... acho que agora você está preparado...

Personagem A: Ai não sei... que responsabilidade né!

Catequista: Sim, querido, mas hoje você aprendeu a lição principal... Deus nos quer ao Seu lado... mas para isso precisamos construir nosso caminho, como uma escada que vai nos levar ao melhor lugar, o céu... não é um caminho fácil, mas você será um excelente catequista, tenho certeza!

Personagem A: Eu vou... eu vou fazer o melhor... não pára ninguém ver... mas para que Jesus veja!

Catequista: MUITO bem! Vamos ao ensaio então crianças, todos aqui com os seus personagens!

Sugestão de Música

Ah não conseguimos de jeito nenhum achar a melodia e a letra para mostrar para vocês, no vídeo temos a letra.

E a letra da musiquinha é assim:

Convém que Cristo cresça
Convém que Cristo cresça
Convém que Cristo cresça, mais e mais

E diminua eu, e diminua eu
E diminua eu mais e mais...




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que tal fazer dedoches ou palitoches destes bichinhos do vídeo para contar esta linda historinha?

Temos certeza que as crianças vão adorar reproduzir e vão ensinar e aprender MUITO!


Aqui temos alguns moldes de dedoches. Não importa o animal, importa o carinho e mensagem. Vamos lá?

Moldes de dedoches

Oração

Senhor, que eu me recorde todo dia que o primeiro lugar é do Senhor e de mais ninguém... que eu faça tudo, Jesus, para que o Senhor queira que eu me sente do seu lado.
Abençoa Senhor, todos os catequistas e ajude a tocar o coração para que venham mais pessoas anunciar o seu amor.  Amém!






Nenhum comentário:

Postar um comentário