sábado, 9 de julho de 2016

Evangelho de Lucas 10,38-42

Missa de 17 de Julho de 2016

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM “OUVIR A PALAVRA DE JESUS"

Leituras
Primeira Leitura Gn 18,1-10a
Salmo 14/15
Segunda Leitura  Cl 1,24-28
Evangelho Lc 10,38-42

Mensagem Principal
Somos acolhidos por Deus em sua casa e sentamos aos pés de Jesus para escutá-lo. O Evangelho de hoje nos desafia a ter o coração hospitaleiro de Maria e as mãos laboriosas de Marta.  (Fonte: folheto Nova Aliança)

 Ideia de roteiro para teatro

Personagem A:  Ai,ai... eu estou cansado... muito cansado!

Personagem B: Nossa, mas como assim tá tão cansado, nós estamos de férias!

Personagem A: Pois é... este é o problema... meus primos também estão de férias... e vão passar férias lá em casa! 

Personagem B: Ai que legal! Eu adoro quando os meus primos vão na minha casa... fazemos tanta bagunça, brincamos tanto!

Personagem A: É a gente tá se divertindo, mas eles estão abusando... pegam meus brinquedos, os 3 estão no meu pequeno quartinho e o que é pior, a bagunça eu que guardo porque só eu sei o lugar certinho que gosto de guardar os brinquedos...

Personagem B: Ah mais é fácil... só ensinar eles... se todo mundo fizer junto, logo acabam e podem brincar de outra coisa...

Personagem A: Nãooo... eles não sabem, vão guardar errado minhas coisas...

Personagem B: Nossa... eu acho que você está sendo bobo... tá perdendo o melhor das férias... jajá acaba viu...

Personagem B: Eu sou muito responsável! Já sou um homem! sou o irmão mais velho e o primo mais velho também!

Personagem A: Ai, ai... você está parecendo Marta na historia de hoje... ela também estava perdendo a melhor parte arrumando a casa...

Personagem B: Ah eu conheço esta historia... estava ela e Maria né...

Personagem A: Isso!

Personagem B: É, bem assim mesmo que eu me sinto... se Jesus viesse me visitar eu também ia reclamar para ele... com  certeza que ia!

Personagem A: Mas Jesus não defendeu Marta não... Defendeu Maria!

Personagem B: Aaaah não pode ser... é verdade, eu me lembro... mas acho que Marta não reclamou direito, eu sei explicar muito bem... Jesus vai me dar razão!

Personagem A: Eu acho que não!

Personagem B: Ah vai sim... não aguento mais!

Catequista entra.... estava ouvindo a conversa das crianças...

Catequista: Olá crianças... sem brigas, hein... Jesus não gosta de brigas, ainda mais entre amigos... eu estava ouvindo a conversa de vocês!

Personagem A e B: E quem tem razão!

Catequista: Crianças, o evangelho de hoje nos dá uma lição muito bonita! Ele deve estar em primeiro lugar na nossa vida... no dia a dia a gente fica preocupado as vezes,  vocês ficam preocupados também crianças?

Personagem A: Igual a minha mãe não! Minha mãe é muito preocupada... ela quer limpar a casa toda hora e quando a gente bagunça a arrumação dela... vixee... eu queria que ela brincasse mais com a gente!

Personagem B: Lá em casa meu pai que é o preocupado... ele chega dá oi... te amo, como foi seu dia e quando eu vou responder... ela já tá no celular ou no computador... tem muito trabalho... trabalha de casa também!

Personagem A: Mas minha mãe sempre diz: Ah que Deus me ajude... tenho tanto trabalho! Agora pensei... acho que Deus não tá ouvindo ela não!

Personagem B: É meu pai, quando vai na missa e faz oração... já ouvi ele falar baixinho rezando... ai Jesus me ajude...Acho que ele tá cansado!

Catequista: Sim, é muito bom pedir a ajuda de Jesus... e ele sempre nos ajuda! A gente é que muitas vezes a gente esquece que pediu e segue preocupado

Personagem B: É verdade... estes dias eu tinha super estudado para as minhas provas, ai mesmo assim e estava muito, muito com medo e pedi para Jesus me ajudar... mas eu não confiei muito... me deu até dor de barriga... naquele final de semana, eu nem quis brincar...e também não conseguia mais estudar... fiquei tão preocupado!

Personagem A: Ah eu me lembro disso... você me contou... e foi aquela prova que você tirou 10 né...

Personagem B: Foi esse dia mesmo... depois fiquei até com vergonha de Jesus! Eu pensei que ele não tinha me ajudado... eu pensava, fiz minha parte... estudei... e agora tô aqui pensando que não vou conseguir! Sentia algo de errado!

Personagem A: Eu me lembro também, que na catequese um dia antes a gente conversou muito com Jesus... fomos lá no Sacrário, na casinha Dele e cantamos e pintamos desenhos da Bíblia que você trouxe, a Senhora se lembra?

Catequista: Sim, me lembro... passamos horas muito boas com Jesus... demos atenção para Ele! Foi muito bom...

Personagem B: Sim... foi legal, mas eu não aproveitei tanto quanto outros dias... tava bem preocupado. Agora tô entendendo... Precisamos mesmo dar atenção pra Jesus... 

Catequista: Sim, queridos... Muitas são as preocupações do dia a dia... mas temos que escolher a melhor parte... a melhor parte é ficar juntinho do coração de Jesus! Ele SEMPRE quer estar com a gente, sempre disposto e de braços beeem abertos para um abração...

Personagem B: Que linda lição né... Precisamos ser como Maria! E ajudar todo mundo que faz como a Marta a entender logo que é muito melhor dar toda a atenção para Jesus! Ele merece! 

Catequista: Isso ai, queridos... aprenderam MUITO bem a lição!

Sugestão de Música

 Geeenteee, é demais esta musiquinha! Vejam:


E vale mais uma reflexão...Vocês conhecem esta turminha linda? Turminha do Coração de Criança

Amamos eles... aqui tem algumas musiquinhas para vocês conhecerem... a primeira música tem muito a ver com a lição que aprendemos hoje... temos que cuidar para que as preocupações não nos deixem longe de Jesus, mas também não podemos esquecer das coisas que gostamos, elas também não podem nos afastar de Jesus, Ele vem sempre em Primeiro lugar! Escutem ai:





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Esta ideia linda para contar a historinha do Evangelho esta no blog:Jacozinho do Senhor

É uma ótima maneira de incentivar a criançada a contar a historinha para a família e amiguinhos. É importante também refletir sobre o que o evangelho nos traz, o blog está com uma ótima reflexão. 
Mostre às crianças qual é a melhor parte!




Oração

Jesus, querido amigo! Me ajude a escolher sempre a melhor parte... a sempre ouvir o Senhor... que nada me atrapalhe Jesus, amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário