sábado, 18 de junho de 2016

Evangelho de Lucas 9,51-62

Missa de 26 de Junho de 2016



13º DOMINGO DO TEMPO COMUM
                                               
Leituras
Primeira Leitura 1Rs 19,16b.19-21
Salmo (15 (16))
Segunda Leitura  Gl 5,1.13-18
Evangelho Lc 9,51-62

Mensagem Principal

Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Mais uma vez o Senhor nos presenteia com o dom de sua Palavra, que neste domingo tem como tema predominante o discipulado, ou o do seguimento. Sabemos que não é fácil seguir Jesus, mas somos escolhidos e preparados para anunciar sua mensagem de esperança e amor. Nesta liturgia, peçamos ao Senhor que fortaleça os laços de amor que nos identificam como discípulos e discípulas do Mestre. (Fonte: folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Hoje eu me decidi vou sair por ai e levar o amor de Deus para todas as pessoas, todo mundo: gente que eu conheço e que nem conheço!

Personagem B: Nossa, mas isso vai dar um trabalhão né...e vai demorar muitos dias...

Personagem A: Sim vai, por isso eu estou levando esta mala...

Personagem B: Nossa que mala enorme... deve estar pesada.

Personagem A: É tá um pouco, é que pensa bem... eu vou ficar muitos dias fora de casa, então estou levando tudo que eu preciso, meus brinquedos, o vídeo game, o computador ai posso ver os desenhos que gosto também e entrar na internet para falar com a minha mamãe e o papai... porque isso de deixar o pai e a mãe... eu até achei legal, é bom passear... mas vou ficar com saudades!

Personagem B: Nossa, é verdade... muito tempo... mas que bom que você tá preparado...

Personagem A: Sim, também to levando umas roupas de frio, de calor e toda comida que eu achei em casa... depois eles compram mais né... vão entender...

Personagem B: Sim... sua mãe não ia querer que você passasse fome... de jeito nenhum...

Personagem A: Aaah e é claro, eu to levando a bíblia da criança, porque tem figuras e eu não sei ainda ler muito bem...

Personagem B: Ah sim, é melhor com figuras, porque com certeza vai encontrar pessoas que não conhecem nadinha de Jesus... ai você mostra a foto Dele....

Personagem A: Nossa... Boa ideia! É isso mesmo...bom agora eu vou me despedir da nossa Catequista...

Personagem B: Ela vai ficar orgulhosa...

Personagem A: Nossa, mas minha mala é tão pesada... vou me cansar muito seu eu for na casa dela...

Personagem B: É, e ela já conhece bem Jesus, né... eu digo que você deixou um beijo para ela!

Personagem A: Isso, obrigado....

Personagem B: Bem, boa viagem então... mas você tem dinheiro!

Personagem A: Tenho claro... quebrei o meu porquinho e os dos meus 2 irmãos... eles vão entender né... eu não podia sair de casa sem dinheiro...

Personagem B: É vão ficar bravos, mas vão entender sim...

Personagem A: Vai passar... quando eu voltar estarão com tantas saudades e já vão ter esquecido também...bem, vou indo...

Personagem B: Amigo, estamos aqui tão pertinho da igreja, vamos lá pedir uma benção para o padre para a sua missão? Estou preocupado com você!

Personagem A: Ah não fique, eu vou muito corajoso! Mas você tem razão, vamos lá falar com o Padre. Ele também vai ficar muito orgulhoso.

Personagem B: Ah vai... com certeza!

entram e encontram o Padre:

Personagem A e B: Sua benção, Padre!

Padre: Deus abençoe, crianças... Estão indo viajar, já estão de férias?

Personagem A: Eu vou viajar... vou anunciar Jesus pelo mundo!

Personagem B: Padre, a gente veio para o Sr. dar uma benção pra ele... eu não tenho esta coragem ainda... mas tô muito orgulhoso e feliz...

Padre: Claro, vou dar uma benção sim... e para os 2!

Personagem B: Mas eu não vou não padre... não quero deixar a minha família e tudo... e sou filho único não tenho cofrinhos para roubar e sair pelo mundo... eu não quero benção não...

Padre: Roubar cofrinhos?

Personagem A: Eu não roubei, peguei emprestado...deixei uma cartinha... Padre, aqui eu tenho TUDO que gosto, que não vivo sem.. brinquedos, tablet, chocolate... roupas quentinhas... tudo e vou obedecer Jesus, to deixando meus pais e vou segui-lo... mas vou falar todos os dias com eles no celular e na internet, não sou irresponsável!

Padre: Entendi... mas não foi isso exatamente o que Jesus nos pediu!

Personagem B: Ai, ufa... sabia que tinha algo de errado...

Personagem A: Padre, como assim... o Sr. mesmo que leu na missa!

Padre: Queridos, Jesus nos chama sim a anunciar seu Reino, seu amor... contar para todos o quanto Ele é importante, nossa salvação está Nele. Precisamos fazer isso...

Personagem A: Pois então, to indo...

Padre: E tá levando tudo que mais gosta na mala né? Você acha que vai ter tempo de falar de Jesus? será que o videogame vai deixar, hein?

Personagem B: Vai nada... ele joga o dia interinho...

Personagem A: Não é bem assim... agora que tô de férias multipliquei meu tempo livre sem escola, claro que vai sobrar muito tempo... e também não terei que ajudar minha mãe...

Personagem B: É vai fugir de casa e deixar seus pais muito preocupados...

Padre: E a comida, vai dividir com quem precisar?

Personagem A: Padre, veja bem... não tem muito, não dá para dividir não... vou morrer de fome!

Padre: Crianças, o que Jesus nos pede é deixar tudo que nos atrapalha e segui-lo, que nos toma tempo e que colocamos muitas vezes em primeiro lugar... não precisa nunca mais fazer... como por exemplo jogar vídeo game... mas tem que ver o que é mais importante:

Uma pessoa que PRECISA conhecer Jesus ou uma tarde todinha jogando vídeo game.

Personagem A: A pessoa que precisa conhecer Jesus... estou envergonhado.

Padre: É uma missão dificil, mas muito necessária... e você não precisa ir tão longe para realiza-la... se cada um fizer um pouquinho o mundo será atingido... comece pela sua casa, a escola... seu bairro...

Personagem B: Verdade... por aqui eu ajudo...

Padre: Vamos começar por aqui... mas pode ir muito longe, Deus mesmo leva a gente onde quer... e o importante é sempre, onde estiver se lembrar.

Eu sigo Jesus, quem eu encontrar vai perceber isso e vai querer vir também!

Personagem A: Padre, me desculpe... eu me confundi... e vou pra casa já resolver tudo isso... vou correr porque estas horas já devem ter lido minhas cartinhas... Reze ai... para ninguém me colocar de castigo...

Padre: Não vão não... Sua intenção foi muito boa... Jesus estará com você...

Personagem B: Vamos eu ajudo com a mala...

Personagem A e B: Obrigada, Padre!

Padre: Deus acompanhe, crianças!

Sugestão de Música

O que são missionários?

São pessoas que como no evangelho sentiram MUITO forte o amor de Deus e o chamado para levar este amor a todos que encontrar. Manda- nos pois, Senhor!

Eles deixaram muitas coisas para seguir Jesus... e você o que tem que deixar?


Mas uma linda musiquinha: Nosso barco é pequeno, e grande é o mar! Jesus segura nossa mão!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que tal aproveitar a musiquinha do Barquinho e explicar para as crianças o verdeiro sentido de seguir Jesus?

Devemos nos lançar no grande mar que é a vida, com todas as suas turbulências e perigos.. Lá há muitoooos que precisam conhecer o Seu amor....

Nosso barco é pequeno, sim... MUITO.

Mas Jesus sempre, sempre Segura nossa mão.

Num barco pequeno não cabe muitas coisas... e realmente não podemos carregar tudo para seguir Jesus, temos que estar leves... o que você vai deixar?

- a desobediência
- a preguiça
- a falta de amor
- o egoísmo
- a mentira

Que mais?

Vamos fazer uns barquinhos de papel, pegar uma bacia bem grandona e dar este importante ensinamento para os nossos pequenos.

Peça ajuda ao Espirito Santo, Ele conduz nosso barco, nossas palavras... nossa missão!


Olha este de rolha, que diferente! tente também...



Oração

A oração do Pai Nosso é uma importante oração para quem quer seguir Jesus.





Um comentário:

  1. SOU Lucia, COORDENADORA DA CATEQUE SE DE 1ª EUCARISTIANA PAROQUIA SANTO ANTONIO DE ADAMANTINA ESTADO DE SAO ´PAULO ENSAIAMOS E APRESENTAMOS ESSE TEATRO FOI MUITO LINDO. GOSTARIA DE TER UM ARQUIVO DO ANO DE 2013 PARA PODER ENSAIAR COM MAIS TEMPO ANTES, parabens voces sao mil

    ResponderExcluir