domingo, 29 de maio de 2016

Evangelho de Lucas 7,11-17

Missa de 05 de Junho de 2016


10º DOMINGO DO TEMPO COMUM 

"DEUS NÃO É INDIFERENTE 
A NOSSA DOR"
                                               
Leituras
Primeira Leitura 1Rs 17,17-24
Salmo 29-30
Segunda Leitura  Gl 1,11-19
Evangelho Lc 7,11-17


Mensagem Principal
A vida é um dom de Deus. Jesus nos dá a possibilidade para que vivamos em plenitude. Experimentar esse Amor, que dá novo sentido a vida, deve nos levar a sair do “eu” para ir ao encontro do “outro”. É levar vida àqueles que já não veem sentido em suas próprias vida. (Fonte: folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A está desenhando corações...

Personagem A: Ah eu gosto tanto de desenhar corações! Acho tão bonito, parece até que a gente tá no céu... fico tão feliz!

Personagem B: Que legal você desenha bem corações eu não desenho muito bem não... os seus são bem bonitos...

Personagem A: Amigo, você está triste hoje?

Personagem B: Eu estou... mas eu não sei porque, sabe... eu não consigo saber!

Personagem A: Eu já me senti assim.. é ruim né...

Personagem B: Muito...

Personagem A: Olha... vem cá... eu vou desenhar um coração bem lindo para você!

Personagem B: Ah, obrigada... mas eu não quero não...eu tenho que ir para casa fazer a minha tarefa da escola...

Personagem A: Calma, é 5 minutinhos! Prontinho... aqui está o seu coração;

Personagem B: Obrigada... eu vou guardar com carinho...

Personagem A: Não, não... não fiz para você guardar... Vamos lá no sacrário conversar com Jesus... e vamos levar o seu coração...este que eu te dei ai...Ele vai curar a essa tristeza já!

Personagem B: Ah, mas eu nem sei o que dizer...eu não quero ir não...

Personagem A: Amigo, Jesus, sabe tudo que temos no nosso coração, nossos medos, nossas alegrias, nossos sonhos... tudo, tudo... ele sabe até o que a gente nem consegue falar, que nem a gente sabe que tem... não é engraçado! Jesus é muito esperto mesmo!

Personagem B: Tem certeza...eu não vou passar vergonha? porque, minha mãe sempre diz... que a gente tem que saber falar o que tá sentindo... nada de chorar sem motivo...

Personagem A: Sabe, eu já fui na missa hoje... e no evangelho, tinha uma viúva muito triste...o único filho dela tinha morrido! Nossa ela tava muito, muito triste....

Personagem B: Nossa coitada, já tinha perdido o marido e agora o único filho... quanta tristeza...

Personagem A: É sim... mas Jesus devolveu a vida ao menino fez este grande milagre...

Personagem B: Ufa... que bom...

Personagem A: Jesus sabia que sem o filho a vida da pobre viuvinha seria ainda mais difícil...

Personagem B: É sim...

Personagem A: A viuvinha precisava muito de alguém para cuidar dela e não tinha mais ninguém na vida, o filho faria isso.

Personagem B: É o caso dela era bem grave mesmo né... só um milagre de Jesus... que bom que deu tudo certo...

Personagem A: Sabe, eu aprendi uma coisa importante hoje: Sempre dá tudo... porque Deus sempre cuida do nosso coração...Ele conhece tanto a gente... mas tanto... ele é realmente muito sabido!

Personagem B: hahaha... você é engraçado... o jeito que você fala de Jesus! Tá bem.... vamos lá conversar com ele...com o nosso amigo sabidão... mas eu não vou falar nada...

Personagem A: Combinado... você entra, fica quietinho e deixa o seu coração lá... este ai que eu desenhei para você... entendeu? não é o de verdade...hahaha... é o de papel...

Personagem B: Ai, eu entendi... pára de gracinha...é sério...rs

Os 2 personagens entram no sacrário, ficam lá um pouquinho com Jesus e o Personagem B deixa o coração lá....

Personagem A:  Pronto.... agora Jesus vai cuidar do seu coração, amigo!

Personagem B: Já cuidou...

Personagem A: Nossa... que rápido... Ebaaa!

(dão um abraço)

Personagem B: Muito obrigada, agora eu sei que tenho um grande amigão.. eu estava triste, nem sabia direito porque, acho que são as coisas lá em casa... tá difícil... mas Jesus sabe e vai cuidar!

Personagem A: Isso, amigo. Jesus sabe... e vai cuidar sim... sempre cuida! Temos que confiar...

Personagem B: Eu acredito...

Personagem A: E mais uma coisa...vou desenhar outro coração beeeem grande... (toma)... leva para a sua família... mostra para eles... Diz que Jesus tem uma grande coração e cuida do coração de cada um...

Personagem B: Boa ideia... então vamos fazer assim: desenhar os coraçãozinhos deles aqui dentro! Ai vou explicar que o nosso coração mora no coração de Deus...

Personagem A: Aaah isso mesmo! que ótima ideia...Vai lá... depois me conta tudo...


Sugestão de Música

Jesus é bom demais! temos que contar pra todo mundo! Muitas pessoas não conhecem este amor! Quem vai ajudar?




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Explicar o que é uma viúva, focar que ao perder o marido a mulher deve arcar com todas as obrigações da casa e com os filhos. Esta viúva, tinha um único filho e com certeza, além de ser sua companhia e o amar tudo, ela colocava nele as esperanças de ajudar a sustentar a casa, como "o homem da casa". Quando ele adoeceu e morreu sua mamãe, a viúva, fica perdida, sem esperanças. Jesus devolve esta esperança devolvendo a vida ao filho. Ele era o que de mais precioso ela tinha em vida e era muito temente a Deus e ajudava sempre o próximo, mesmo nas suas limitações.

Aproveitando que na sexta-feira (03) comemoramos o dia do Sagrado Coração de Jesus, vamos fazer esta atividade com as crianças.

1 - Recorte corações conforme o molde. Vamos formar um cartão para Jesus.


2 - No meio deste cartãozinho vamos escrever ou desenhar o que de mais precioso há no nosso coração, Lincar com a preciosidade do filho único para a viúva.

3 - Dizer a elas que Deus conhece nosso coração como ninguém conhece. Explicar que Ele sabe TUDO que sentimos, nossos amores, nossos medos, tudo mesmo.



3 - Dizer que: Deus cuida de nós de forma pessoal. Olha cada coração.

4 - Vamos levar os corações até o Sacrário, lá conduza uma oração de entrega dos corações e depois deposite-os na caixinha de oração da sua Paróquia.

5 - É importante dizer que Deus está sempre ao nosso lado, seja para suportar uma grande dor ou para festejar com a gente uma alegria. Que ele sempre nos dá força nos momentos mais difíceis, este é o nosso maior presente...o amor Dele.

6 - É nosso dever ir ao encontro de todos as pessoas que ainda não conhecem o amor de Deus e sofrem sozinhas, todos merecem e precisam deste amor. Somos todos seus filhinhos queridos.

7 - Reforce a missão e o compromisso de cada um. Dê a eles um coração, um novo cartãozinho, sem nada escrito e diga, este coração ainda não conhece o amor de Deus, você precisa encontra-lo e mostrar para ele...


Oração

Senhor Jesus, que cada dia mais eu fique mais forte e corajoso (a) para levar o seu amor a todos que eu encontrar. Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário