domingo, 15 de maio de 2016

Evangelho de João 16,12-15

Missa de 22 de Maio de 2016

                   
    SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
“A SANTÍSSIMA TRINDADE É UNIDADE,
COMUNHÃO E PARTILHA”
 
 Leituras
Primeira Leitura Pr, 8, 22-31
Salmo8
Segunda Leitura  Rm, 5, 1-5
Evangelho Jo, 16, 12-15

Mensagem Principal
Hoje celebramos a solenidade da Santíssima Trindade, o mistério maior da nossa fé: um só Deus que é ao mesmo tempo, Pai, Filho e Espirito Santos. Bendigamos o Pai Criador, o Filho Salvador e o Espirito Santificador. (Fonte: Folheto Nova Aliança)
 
 
 
Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Hoje é dia de falar de um assunto complicado...

Personagem B: Complicado?

Personagem A: Sim, hoje é dia da Santíssima Trindade, que é Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santos, Eles juntos, são um só Deus!

Personagem B: Uma pessoa só?

Personagem A: Isso mesmo... assim que eu aprendi na catequese...

Personagem B: Eu também vi este assunto na catequese, eu até prestei atenção, sabe... Mas não entendi não... De tudo que a Tia Catequista falou eu só aprendi mesmo a fazer o sinal da Cruz....
(explica como faz...)...

Personagem A: Ah, isso é bom... este é o sinal do Cristão... O sinal da Santíssima Trindade!

Personagem B: Mas me conta, como a sua Catequista explicou?

Personagem A: Nossa, foi delicioso...

Personagem B: Delicioso?

Personagem A: Sim, delicioso... Ela explicou que a Santíssima Trindade é como brigadeiro!

Personagem B: Brigadeiro? nossa eu amo brigadeiro...Conta ai... Como ela explicou?

Personagem A: Isso mesmo! Ela levou um monte de brigadeiro para a turma e disse assim: Para fazer o brigadeiro usamos 3 ingredientes: Leite condensado, manteiga e chocolate. Eles se misturam e não se separam mais! Assim como a Santíssima Trindade! E no brigadeiro conseguimos ver apenas um ingrediente. Vocês sabem qual é?

Personagem B: O Chocolate!!
 
Personagem A: Isso mesmo, amigo.. É como na Santíssima Trindade conseguimos ver apenas Jesus na Eucaristia!
 
 Personagem B: Amigo, eu tenho uma ideia... me leva na casa da sua catequista... Fala para ela que eu não sei nadinha da Santíssima Trindade, que você quer que ela me explique... ai ela vai ter que fazer brigadeiro para mim! Que acha!
 
Personagem A: Eu sei fazer brigadeiro... faço para você!
 
Personagem B: Não acredito... você sabe?
 
Personagem A: Aprendi... pedi ajuda do Espirito Santo, ué...
 
Personagem B: O Espirito Santo que te ajudou a aprender?
 
Personagem A: Foi sim... você se lembra que é o Espirito Santo que nos ilumina, ensina e é o nosso grande amigão que sempre nos ajuda?
 
Personagem B: Siim... Aprendi na Catequese que no nosso batismo ele vem morar no nosso coração e lá fica pra sempre para nos ajudar... Foi um presente de Jesus para nós...
 
Personagem A: Foi sim... E você topa ir lá em casa comer o meu brigadeuiro?
 
Personagem B: Opa, eu topo, claro! Já que foi o Espirito Santo que te ensinou tenho certeza que você aprendeu direitinho e vai estar delicioso! Ai você conta denovo a historinha do Espirito Santo com o brigadeiro?
 
Personagem A: Claro... vamos lá então...
 
Personagem B: Este brigadeiro vai ficar demais! Também quero aprender a fazer... também vou pedir ajuda do Espirito Santo! Eu vou conseguir! E vou fazer lá em casa mais e mais... Obaa!
 
Personagem A: Cuidado, hein amigo... vai ficar com dor de barriga assim... Aprenda uma lição:
Mais Espirito Santo e menos brigadeiro, combinado!
 
Personagem  B: Combinado, amigo...hehehe... Beeem mais Espirito Santo, nosso doce e sempre amigo... nosso presente de Deus... eu quero sempre mais Dele!

Sugestão de Música

 




Ideia para trabalhar esse Evangelho

É muito importante ensinar o que é a Santíssima Trindade e a importância dela para a nossa fé católica, nossa Igreja.



A Trindade nos une também como irmãos, como família, peça que as crianças desenhem a sua família e a Santíssima Trindade, explique o papel de cada membro na Família e em especial, na Santíssima Trindade.

 

Explicar também que a Santíssima Trindade está no sinal da Cruz, o sinal do Cristão:



Oração

Jesus, eu te peço me ajuda a ser sempre melhor e mostrar para todos que eu encontrar o seu amor, o Espirito Santo que mora no nosso coração. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário