domingo, 10 de abril de 2016

Evangelho de João 10, 27-30

Missa de 17 de Abril de 2016

4º DOMINGO DA PÁSCOA - DOMINGO DO BOM PASTOR DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS E RELIGIOSAS “AS MINHAS OVELHAS ESCUTAM A MINHA VOZ”

Leituras
Primeira Leitura At 13,14.43-52
Salmo 99/100
Segunda Leitura Ap 7,9.14b-17
Evangelho Jo, 10, 27-30

Mensagem Principal
Irmãos e irmãs, estamos reunidos em torno de Jesus, o Bom Pastor, que nos conduz no caminho da felicidade. Ele dá vida plena ao seu rebanho e nos convida a ouvir sua voz e seguir sua proposta. Jesus é o pastor compassivo e misericordioso, que nos conhece profundamente e nos acompanha em todos os momentos de nossa vida. Hoje celebramos também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas, renovando a nossa oração para que o Senhor envie sempre operários para sua messe. (Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: (cantando) eu sou a ovelhinha, Jesus é o Pastor, Jesus me põe nos ombros com muito amor! Amigo, sabe hoje é o domingo do Bom Pastor.... eu gosto tanto deste dia! É tão bom ser ovelhinha de Jesus!

Personagem B: Que legal... e o que tem de bom neste dia?

Personagem A: Ah é um dia feliz para a gente se lembrar tudo de bom que Deus faz por nós, ele nos deu Jesus nosso grande Pastor....

Personagem B: Interessante... é verdade, Jesus é nosso grande amigo e nos ajuda muito, todo dia, cuida da gente, da nossa família, da minha da sua... é mesmo um bom pastor.

Personagem A: É sim...

Personagem B: Mas to pensando aqui, como é que ele consegue cuidar de todo mundo ao mesmo tempo?

Personagem A: Ah  Ele tem o Espirito Santo, lembra... Ele que é a super ajuda...que permite que esteja em todos os lugares, porque o Espirito Santo mora no nosso coração.

Personagem B: É verdade... mas porque será então que tem maldade e coisas ruins que ainda acontecem?

Personagem A: Sabe, eu já pensei nisso também... ai um dia, até conversei com o Padre sobre isso...

E o que ele disse, disse que o Espirito Santo está sim em todos os lugares, que Jesus vem em cada porta, de cada família, mas que nem sempre abrem para ele entram, muitos corações ainda estão duros e não conhecem o amor de Deus.

Personagem B: Nossa, isso é muito sério né... porque enquanto isso acontecer ainda vai ter pessoas sofrendo...

Personagem A: Você está certo, amigo.

Personagem B: Mas e ai, o padre falou como podemos ajudar?

Personagem A: Falou, falou sim... Ele disse que Jesus conta com a nossa ajuda!

Personagem B: Mesmo? nossa, e a gente pode ajudar como? Conta ai, eu quero!

Personagem A: Nosso coração precisa sempre estar bem pertinho do coração de Deus, temos que nos esforçar para ser sempre bons, obedientes e sempre ajudar os amigos a conhecer Jesus!

Personagem B: Ai é difícil, né... esta palavrinha "sempre" é que complica tudo né...

Personagem A: Verdade, não é nada fácil...

Personagem B: E quando alguém irrita a gente, é um brigão da escola?

Personagem A: Temos que pedir ajuda do nosso Bom Pastor, pedir que o Espirito Santo venha e acalme nosso coração... precisamos ser boazinhas como as ovelhinhas, elas brigam entre elas também quando estão lá todas juntinhas no rebanho, as vezes uma empurra a outra...

Personagem B: Empurra? nossa eu odeio que me empurrem... fico muito nervoso...

Personagem A: Eu sei, já vi você assim bravo....Mas precisa pedir ajuda de Jesus e se acalmar, o Espirito Santo sempre nos ajuda... Como eu estava falando quando as ovelhinhas brigam lá no rebanho o Pastor logo fala...

"Hei vocês ai, são irmãzinhas, não podem brigar... eu amo vocês, voltem para o caminho e vamos para casa".

E elas páram... são obedientes....

Personagem B: Entendi... não posso esquecer que Jesus nos pede isso...

Personagem A: É amigo, só assim, a gente vai conseguir trazer estes amigos que precisam saber mais de Jesus para pertinho dele...

Personagem B: Verdade, quanto mais gente obedecer o Bom Pastor o mundo vai ficar melhor. Eu quero ajudar!

Personagem A: Eba! que ótimo...
Amigo, e hoje precisamos orar pelas vocações sacerdotais, por aquelas pessoas que se dedicam a orar por nós, a nos guiar no caminho de Jesus.

Personagem B: Verdade, na catequese eu já fiz isso hoje, vamos rezar pelo Papa, pelo nosso Bispo, todos os padres e as irmãzinhas!

Personagem A: Isso, ai! Vamos fazer isso todos os dias, pois eles precisam MUITO da nossa oração.

Sugestão de Música

Ovelhinhas louvando o Senhor! Uma delícia de musiquinha para ensinar a criançada!




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Ao aprender sobre o Bom Pastor temos que aprender a ser ovelhas também. Aprender a sentir este amor, a saber de onde vem as muitas bênçãos da nossa vida!

As ovelhinhas também devem aprender a ser obedientes à voz do Pastor, isso nos ajuda a estar sempre no caminho e seguir feliz, rumo ao céu!

Para exercitar o ser ovelhinha, vamos fazer para cada criança a máscara de ovelha. Veja o passo a passo no Blog da Tia Ale - passo a passo da máscara ovelhinha


Todos mascarados de lindas ovelhinhas devem se sentar em círculo para a nossa atividade. No centro da roda 2 caixas:

Caixa 1: Com as bênçãos e cuidados de Jesus com a gente, veja alguns exemplos e crie novos também:

Jesus cuidou de alguém doente
Jesus nos dá o que comer todos os dias (aqui vale a reflexão: por que alguns não tem? - Partilha)
Jesus me deu uma escola
A natureza foi criada por Deus para não nos faltar nada
Minha família é cuidada por Jesus

Caixa 2: Com as coisas que as ovelhinhas devem aprender, veja alguns exemplos e crie novos também:

Aprender a obedecer
Aprender a colaborar em casa
Aprender a dividir o que tem brinquedos, alimento, amor
Aprender a se dedicar para saber mais de Jesus
Aprender a levar mais amigos para Jesus

Alternadamente  as ovelhinhas irão até as caixas e vão pegar um papelzinho da caixa 1 ou 2, ai devem ler o papel e complementar por ex:

Caixa 1: Jesus cuidou de alguém doente

Quem era?

Minha mãe, ela teve uma dor X e se curou.

Você e sua família oraram por ela?

Sim, oramos, fomos a missa nesta intenção, rezamos o terço...

Caixa 2: Aprender a colaborar em casa

Como você pode fazer isso?
arrumando minha cama, organizando os brinquedos...

Oração

Jesus, eu quero dizer muito obrigado por todo seu amor, pelo seu cuidado, comigo e com a minha família. Peço que o Senhor continue a cuidar da gente e que eu possa ser uma boa ovelhinha e também ajudar o Senhor guiando aqueles que eu encontrar para o bom caminho! Amém.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário