segunda-feira, 18 de abril de 2016

Evangelho de de João Jo 13,31-33a.34-35

Missa de 24 de Abril de 2016

5º DOMINGO DA PÁSCOA “COMO EU VOS AMEI, AMAIS UNS AOS OUTROS”
                                               
Leituras
Primeira Leitura At 14,21b-27
Salmo 144/145
Segunda Leitura Ap 21,1-5a
Evangelho  Jo 13,31-33a.34-35

Mensagem Principal
Jesus, ao deixar o mandamento do amor, coloca-se como referência e nos ensina que a vivência do amor e da fraternidade em nosso dia a dia é a melhor forma de continuar sua presença entre nós, sendo autênticas testemunhas de sua ressurreição. Em um mundo marcado por tantas situações de egoísmo e individualismo, Jesus nos propõe algo novo: amar uns aos outros como Ele nos amou. Que as palavras do Ressuscitado, que faz novas todas as coisas, renovem nosso coração, nossa mente e nossa vida. (Fonte: folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra vestido de soldado e logo chama o personagem B para entrar para o exercito de Jesus!

Vamos lá... vem cá eu trouxe uma faixa para você colocar na na cabeça, a sua é azul como a minha, pronto, estamos prontos: 1,2,3 exercito de Jesus! Uhuuuu

Personagem B: Nossa que empolgação... eu gostei obrigada por você ter trazido uma faixa e me convidado para ser do seu exercito, quer dizer do exercito de Jesus.

Personagem A; Isso, exercito de Jesus... amigo, eu tinha que chamar você, imagina que o evangelho de hoje diz assim, uma ordem de Deus: Amai uns aos outros assim como eu vos amo!

Personagem B: Sim eu escutei...

Personagem A: Então, ai que eu tive a ideia de fazer um exercito dos meus amigos... como você é meu amigo mais legal comecei por você...

Personagem B: Entendi... e a gente vai chamar todo mundo pra ajudar a gente? todo mundo lá da escola?

Personagem A: Não, tá maluco... vão estragar a brincadeira... é assim... eu chamo só as pessoas que eu gosto para o exército, só as que eu amo, acho legal, gosto de brincar junto, tira nota boa e me ajuda nas tarefas... só os inteligentes podem ser soldados!

Personagem B: Mas não é isso que Deus pede...

Personagem A: Como não?

Personagem B: Ele pede para amar a todos...

Personagem A: Mas calma, não terminei... eu vou amar todos... mas não muito, porque eu não gosto assim muito deles, amo conforme eu gosto, entende...

Personagem B: Entendi... mas Diz para amar como Ele ama...

Personagem A: Nossa, mas você é um soldado muito rebelde... quer ou não brincar comigo? Eu já disse que vou amar eles, brincar um pouco e dizer Jesus te ama...e isso... e é muito gente para amar... aja amor...

Catequista entra...

Catequista: Crianças perdoem, mas não pude deixar de ouvir a conversa...quase briga, aliás...

Você tem razão personagem A... é muito amor... é o mesmo amor de Deus... é dificil e com as nossas forças não conseguimos... ai acabamos só amando quem a gente gosta... bem mais fácil...

Personagem A: Isso... sabia que eu tava certo... ai o Padre ama todo mundo... ele estudou até para isso... eu sei....

Catequista: Então Deus pediu isso só para o Padre?

Personagem A: Não, não... pediu para todos mas cada um ama conforme pode, né...

Catequista: Querido, mas todos nos podemos tudo! Deus nos deu todo seu amor, é este amor que Ele quer que a gente dê... Mas não faça esta carinha, todos sabemos que é dificil, mas temos um amigo para nos ajudar!

Personagem A: Quem?

Catequista: Um super soldado!

Personagem A: Quem?

Personagem B: Já sei o Espirito Santo!

Personagem A: Ah sim... verdade!

Catequista: Agora tá se sentindo mais forte para a missão de espalhar o amor?

Personagem A: Agora sim... nosso time tá reforçado!

Personagem B: O melhor reforço...

Catequista: Sim, crianças concordo! o melhor reforço... É o ES que nos dá toda força e renova o amor de Deus no nosso coração, peça a ele ajuda para espalhar o amor de Deus, Ele vai dizer o jeitinho especial que pode agradar a cada um...

Personagem A: Jeitinho especial?

Catequista: Isso, como a mamãe que sabe qual doce cada filho gosta mais... assim é o amor de Deus para nós o nosso doce preferido e o seu é diferente do meu...

Pede que o ES vai ajudar a descobrir como conquistar até aqueles mais dificeis de amar...

Não desista, não!

Personagem A: Não desistiremos somos um exercito muito fiel!

Personagem B: Isso, ai, amigo! Vamos lá...

Personagem A: E agora que eu já tenho aqui meus dois melhores amigos, o ES e vc, amigo... Eu vou começar é pelos mais dificeis de amar... Vamos lá no campinho e vamos encontrar os brigões do futebol...

Personagem B: Ai, ai, ajuda a gente ES!

Catequista: Ele ajuda sim! Ajuda sempre!

Sugestão de Música

Quem nos ensinou a amar?  Ele nos amou primeiro!



NOTA: A musiquinha Soldado do amor, do Pescadores Kids, também pode completar o dia de Jesus.

Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que tal formar um grande exercito? Sim um exercito que espalha o amor, que sai e diz o quanto é maravilhoso amar a Deus, que Ele nos ama MUITO.

Ele quer que este amor seja espalhado, que mais pessoas sintam, encontrem a Deus. Esta é a nossa missão, Deus nos amou primeiro, e é com este mesmo amor que devemos amar os irmãos. Dificil? sim MUITO... mas é preciso e fica mais fácil com a ajuda do Espirito Santo, Ele nos guia e nos recorda com todo ardor este amor, toda hora.

Faça um exercito com bandanas, faixas, e dê a eles uma tarefa. Espalhar o amor de Deus. Como vão fazer isso?

Precisam de um plano... Dê uma folha bem grande e ali devem registrar, devem registrar quantas pessoas vão trazer para Deus com aquela ação...

Um grupo não pode ver a estratégia do outro. Vence quem melhor tiver o plano para espalhar o amor de Deus. Podem fazer grito de guerra e caprichar na caracterização da equipe.

Reforce que esta é uma luta. Contra nós mesmos, nossa humanidade e contra o maldade do mundo.

Oração

Jesus eu peço a sua ajuda para que eu possa amar mais e mais, mostrar o amor de Deus para todo mundo! Preciso muito da sua ajuda, manda nosso amigão Espirito Santo. Ele vai ajudar.
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário