domingo, 21 de fevereiro de 2016

Evangelho de Lucas 13,1-9

Missa de 28 de fevereiro de 2016

3º DOMINGO DA QUARESMA CFE 2016 “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” - 
NÓS E OS OUTROS NA CASA COMUM

Leituras
Primeira Leitura: Ex 3,1-8a.13-15
Salmo: 102/103 
Segunda Leitura: 1Cor 10,1-6.10-12
Evangelho: Lc 13,1-9



Mensagem Principal
“Se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. Jesus repete com insistência essas palavras, inspiradas no seu amor por nós. Ele quer conduzir-nos pelo caminho da vida, ajudando a nos tornar mais abertos ao diálogo, para melhor nos conhecermos e nos compreendermos eliminando todas as formas de fechamento e de desprezo e expulsando todos os tipos de violência e de discriminação. (Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Vovó, ai na sua horta tem alguma coisa que não tá dando fruto, nem flor, assim, só tá dando trabalho?

Vovó: Tem, tem sim... a macieira, a árvore das maças e também o limoeiro, acho que eles estão com preguiça este ano...(risos)

Personagem A: Ah e o que você vai fazer, vovó?

Vovó: Eu vou cuidar dos 2, vou regar mais, vou adubar, dar carinho... dar mais atenção para eles.

Personagem A: O que é adubar?

Vovó: Adubo é uma mistura de vitaminas, de nutrientes que as plantinhas precisam...

Personagem A: Eu não gosto de limão, mas eu adoro maça... A senhora pode colocar mais adubo na macieira, por favor? Eu ainda não comi nenhuma maçãzinha dela este ano...Gosto tanto.

Vovó: Tem o suficiente para os dois, a macieira e o limoeiro, fique tranquilho, querido!

Personagem A: Que bom! Oh vovó a senhora sabia que Jesus salvou uma figueira, a arvore dos figos, no evangelho de hoje? acabei de chegar da missa com o papai e a mamãe e o padre disse... Foi nas historinhas que Jesus contava...

Vovó: Sei, foi a missa com seu avô cedinho e também escutamos o evangelho.

Personagem A: Eu não gosto de figo... Jesus pelo jeito gostava, né... deve ter sido Nossa Senhora que obrigava ele a comer pra ficar forte... coitado...

Vovó: (risos)... Na verdade, a figueira, a historinha da figueira é uma parábola, historinhas que Jesus contava para ficar fácil entender o que ele queria ensinar...

Personagem A: Verdade, é mesmo... eu já aprendi isso na Catequese.

Vovó: Isso mesmo... e nesta historinha Jesus quer nos mostrar que Deus sempre nos dá uma nova chance, nos perdoa quando não damos frutos na época esperada...

Personagem A: Igual a senhora tá fazendo com as plantinhas, dando uma chance... cuidando delas!

Vovó: Sim, to cuidando delas, porque acredito que vão dar frutos logo e porque gosto delas, cuidei delas sempre com tanto amor, desde a sementinha!

Personagem A: Deus também cuidou da gente, né vó... desde de sementinha, desde a barriga da mamãe... quando eramos do tamanho da sementinha...

Vovó: Isso, e eu cuido delas também porque preciso delas, é nosso alimento...

Personagem A: Verdade, eu amo maças.

Vovó: Deus também, precisa de nós... precisa que a gente dê os melhores frutos de amor para trazer as pessoas que ainda não conhecem este doce amor Dele para juntinho do Seu coração. Deus quer salvar a todos e conta muito com a gente.

Personagem A: Então, temos que sempre dar estes frutos, vó!

Vovó: Sim, querido temos. Jesus está sempre pronto a nos ajudar e nos deu poderosos adubos: a bíblia, a oração, a catequese as santas missas.

Personagem A: Ótimo, vovó... eu vou ser uma árvore com muitos frutos e vou ser jardineiro também, como Jesus, vou cuidar das árvores da família, a senhora, o vovô, mamãe, papai... meu irmão, meus primos todo mundo, quando alguém ficar sem frutos, vou adubar com muito amor!

Vovó: Muito bem! Jesus está orgulhoso de você, e eu também!

Sugestão de Música

Frutificar e florecer para Deus.. Nascemos do amor, para ser Soldadinhos Dele!





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Nós somos chamados a dar frutos, a espalhar o amor de Deus pelo mundo. Um amor que alimenta, sustenta, traz sementes, que geram novos frutos. Somos como uma árvore!

E muitas vezes, somos como a figueira, a árvore do evangelho de hoje! Não cumprimos a nossa missão, não damos os frutos que Deus nos pede... não espalhamos o Seu amor!

Vamos construir esta árvore, dar uma a cada criança. Na figura, as duas faces tem frutos, mas a nossa ideia é deixar uma sem frutos e uma com frutos. Assim vamos trabalhar que frutificar é a nossa missão, e não podemos nos esquecer disso.

Ao apresentar a arvore para as crianças mostre os 2 lados: com e sem frutos, diga que é nossa decisão frutificar e mais que isso é a nossa missão. Precisamos adubar a nossa árvore com: a bíblia, a oração, a catequese as santas missas. Tudo nos ajuda! O grande jardineiro que é Jesus, sempre nos auxilia.


 

Fonte: Este modelinho de árvore (fotos) está disponível em passo a passo no: Blogdaebi

Oração

Jesus, que a minha árvore, possa sempre ter os melhores frutos para alegrar o seu coração. Que quando eu tiver preguiça, quando o pecado vier, eu conte com a sua ajuda para logo voltar para o caminho certo. O caminho das árvores mais bonitas, com a sombra do seu amor. Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário