sábado, 2 de janeiro de 2016

Evangelho de Lucas 3,15-16.21-22

Missa de 10 de Janeiro de 2016

FESTA DO BATISMO DO SENHOR 
O QUE BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO


Leituras
Primeira Leitura Is 42,1 -4.6-7
Salmo 28 / 29
Segunda Leitura At 10,34-38
Evangelho Lc 3,15-16.21-22

Mensagem Principal
Queridos irmãos e irmãs, neste domingo celebramos o batismo de Jesus no Jordão, revelando-nos a sua divindade e a manifestação pública de sua adesão ao Pai e a missão que lhe foi confiada, como Filho amado e fiel. Fazendo memória de seu batismo, renovamos o nosso batismo e nos propomos a um maior engajamento na missão de Jesus entre os pobres e pequenos.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Sabe, hoje eu fui no batizado do meu priminho. Meu papai e minha mamãe foram padrinhos dele.

Catequista: É mesmo? que legal, uma importante missão seus pais receberam! Parabéns para a sua família!

Personagem A: É sim, e sabe o mais legal de  tudo? Sabe como se chamava o Padre? ele era de outra cidade, não era daqui... você não vai adivinhar!

Catequista: Nossa, não vou mesmo, que difícil!

Personagem A: Se chamava João Batista! (risos)

Catequista: Que interessante, como no Batismo de Jesus!

Personagem A: Isso mesmo que eu pensei. Ai já aproveitei, quando terminou o batizado eu contei tudo para meu tio e minha tia o que aprendi aqui na catequese sobre o batismo de Jesus!

Catequista: Que ótimo, nossa fico muito, muito feliz! E me conte como foi...

Personagem A: Conto sim... então depois que acabou o batizado do meu priminho que tiramos um monte de fotos e tudo que todo mundo faz sempre nos batizados eu chamei minha família e o Padre João Batista.

Catequista: Que legal, chamou o padre também!

Personagem A: Ah sim, né... porque ai se eu esquecesse de alguma coisa ele me ajudava, ele é um padre muito legal!

Catequista: Muito bom, conte...

Personagem A: Eu disse assim, que Jesus, mesmo sendo o filho de Deus, quis ser batizado por João Batista, batizado com a água, como João vinha fazendo, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, com todos que encontrava e falava de Deus, anunciava o seu Reino e a necessidade de mudar de vida.

Catequista: Isso mesmo, falava da conversão, do arrependimento dos pecados. De mudar de vida!

Personagem A: É isso que eu disse, mas ai eu pensei. Mas o meu priminho, eu e todas as criancinhas não tínhamos pecados... Agora que cresci eu até tenho alguns... Mas assim nenhum muito cabeludo não, sabe... eu confesso eles na missa, na hora do ato penitencial... preparando para minha primeira Eucaristia... ai, ai... que ansiedade!

Catequista: E como foi, quando surgiu esta dúvida enquanto estava explicando o que você fez?

Personagem A: Ah aí que eu pedi a ajuda do meu amigão Padre João Batista. Ele disse que eu estava correto que aquelas pessoas que João batizou já eram grandes, tinham pecado sim, e as crianças não. Mas que o Batismo quando somos crianças é para dar para a gente o "título" de filhos de Deus e o Espirito Santo vai ser a nossa grande ajuda para lutar contra o pecado! Por isso é bom conhecer o Espirito Santo logo né?

Catequista: É verdade! Que linda esta sua história, estou orgulhosa de você! E Jesus MUITO mais!

Personagem A: Obrigada, eu gostei muito também. Ai o Padre disse também que eu, como filho dos padrinhos tenho que ajudar meu priminho a sempre ter o Espirito Santo no coração, lutar contra o pecado e trazer mais e mais amiguinhos para Jesus!

Catequista: E você? topou?

Personagem A: Claro, né! Vou ser o super primo mais velho ajudante dos padrinhos!

Catequista: Dos padrinhos e de Jesus! Parabéns! Vou rezar pela sua missão. Deus abençoe!

Personagem A: Muito Obrigada! Tchau, tchau... Vou lá em casa dar uma ligadinha para a minha tia e saber como tá o priminho... Tenho que ficar perto, sempre! Até ele crescer e saber como faz para andar no caminho de Jesus!

Sugestão de Música

No Batismo recebemos o Espirito Santo, Ele mora no nosso coração. Esta musiquinha nos ajuda a não esquecer que ele habita em nós e todos nós podemos pedir que ele venha e nos ajude, nos fortaleça, ilumine e renove!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

O dia do seu Batismo

Quem aqui tem foto do dia do seu Batismo?

Um dia muito especial! Quem estava lá? Que dia foi? Quem celebrou? E os padrinhos, quem eram?

Vamos pedir ajuda do papai e da mamãe e recordar tudo isso?





Lembrancinha para levar e guardar no coração:

No Batismo recebemos o Espirito Santo. Um dos símbolos do Espirito Santo é a pomba. O fim do dilúvio (cujo simbolismo está ligado ao batismo), a pomba solta por Noé volta com um ramo novo de oliveira no bico, sinal de que a terra é de novo habitável. Quando Cristo volta a subir da água de seu batismo, o Espírito Santo, em forma de uma pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece. O Espírito desce e repousa no coração purificado dos batizados

Vamos aprender a fazer um origami e ter a nossa pombinha? Vamos?



Oração

Jesus, que o Teu Espirito Santo me ajude a trazer mais e mais amigos para caminhar com o Senhor!
Que vejam que eu te amo! Que queiram sentir este amor...tenham esta vontade!

Que os papais, mamães, padrinhos e madrinhas, saibam deste amor no Batismo, deste compromisso.
Não esqueçam disso nunca, sempre lembrem as crianças o caminho certo!

Amém!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário