domingo, 17 de janeiro de 2016

Evangelho de Lucas 1,1-4;4,14-2

Missa de 24 de Janeiro de 2016

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM
PREGAÇÃO INAUGURAL DE JESUS

Leituras
Primeira Leitura Ne 8,2-4a.5-6.8-10
Salmo 18-19
Segunda Leitura 1Cor 12,12-30
Evangelho Lc 1,1-4;4,14-2
  
Mensagem Principal
Amado povo de Deus, tudo o que foi anunciado no Antigo Testamento começa a se cumprir. Por Cristo e em Cristo, Palavra viva e encarnada, Deus se revela a todos nós de um modo perfeito e definitivo. Celebrando o mistério da manifestação do Senhor, vamos acompanhar Jesus num culto semanal na sinagoga de Nazaré, onde participa exercendo o ministério de leitor. Motivado pela palavra da Escritura, Ele inicia sua missão apresentando seu projeto de vida e ação: o anúncio da Boa-Nova aos pobres e a todos os que se abrem ao dom de Deus. Na alegria de nosso encontro para louvar e agradecer a Deus
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Na catequese...

Catequista: Crianças, hoje vamos falar sobre a importância de anunciar, de falar para todo mundo do amor de Deus... do quanto ele é bom e nos ama!

Personagem A: Ah que bom... porque eu tenho mesmo uma pergunta!

Catequista: É mesmo... que ótimo, então vamos lá... vamos começar por ela.

Personagem A: Tá... quero saber se a gente tem que falar do amor de Deus mesmo quando tá chateado, aborrecido, triste e bravo?

Catequista: Tem, tem sim...

Personagem A: Nossa mas isso não vai dar certo...

Catequista: Você tem toda razão...

Personagem A: Eu sabia... vou falar para a minha mãe agora mesmo...eu sabia...

Catequista: Porque falar para a sua mãe? Falar o que?

Personagem A: Falar que quando eu briguei com o meu primo porque ele destruí minha bicicleta quando caiu lá no sitio do vovô, se machucou todo ela queria que eu fosse lá ajudar ele, e dizer que ele não precisava ter medo de ter quebrado a perna... que Jesus ia ajuda-lo a sarar... que Jesus estava com ele...Ela estava MUITO errada em me pedir isso... fiz bem de não ir...estava muito bravo e chateado... não ia dar certo...

Catequista: É realmente, bravo e chateado não ia dar certo!

Personagem A: Sabia!

Catequista: Mas sua mãe estava muito certa no pedido que te fez e você não fez nada bem de não obedecer...

Personagem A: Mas tiaa e a minha bicicletaa?

Catequista: E o seu primo com dor?

Personagem A: Ah eu não consegui ajudar ele... eu estava com o meu coração doendo por causa da minha bicicleta novinha e toda estrupiada... e tem mais, to mais prejudicado ainda... minha mãe disse que enquanto eu não ir na casa do meu primo, visitar ele, porque tá com o pé quebrado e dizer que não tem problema ter quebrado minha bicicleta e que eu estava muito feliz porque ele estava bem, ela não vai me dar outra bicicleta e papai concorda com ela! Estou muito triste!

Catequista: Tem um jeito de você cumprir a sua missão de anunciar o amor de Deus e curar o seu coração...

Personagem A: Qual?

Catequista: Pedir ajuda para o Espirito Santo! Só Ele nos ajuda a ter a força necessária e curar nosso coração para ajudar o próximo e falar do grande amor de Deus por nós... Esta é a nossa missão...Quando foi que isso aconteceu?

Personagem A: Sábado passado, depois da catequese...

Catequista: Nossa e já faz uma semana que você está assim, triste e desobediente a Deus, a mamãe e o papai?

Personagem A: Tia, não briga comigo... eu que sou o injustiçado!

Catequista: Você ama o seu priminho, te faz falta brincar com ele? não acha que ele está sentindo sua falta?

Personagem A: Amo sim... acho sim que ele está precisando de um amigo, afinal, tá lá de perna quebrada, eu podia ir lá jogar vídeo game com ele...

Catequista: E que mais?

Personagem A: Podia dizer para ele que não tem problema ter estragado minha bicicleta, pedir desculpas porque não quis ajudar ele e contar que na Catequese aprendi que a nossa grande missão é falar do amor de Deus... dizer isso para todos!

Dar um abraço e dizer que amo ele!

Catequista: Isso... isso mesmo... eu tenho certeza que Jesus vai ficar muito feliz e sua mãe e seu pai quando souberem que mudou de opinião com  a ajuda do Espirito Santo, logo vão planejar te dar outra bicicleta.

Personagem A: É tia, talvez eles não tenham dinheiro agora, Papai ficou desempregado... mas não tem problema, sei que quando puder vão me dar...

Catequista: Isso, o maior bem é ter o amor de Deus no coração... Eles ficarão orgulhosos de ter um filho evangelizador, um anunciador do amor de Deus....

E não se preocupe com o desemprego do seu papai, diga a ele que confie... quando cuidamos das coisas de Deus com amor, como a sua família faz e ensina você a fazer, Deus cuida das nossas coisas, das nossas necessidades, Deus vai providenciar o emprego do seu pai.

Personagem A: Vai, sim tia. Amém... eu vou lá na minha casa contar para eles logo depois da nossa catequese e depois vamos juntos na casa do meu primo!

Catequista: Isso... isso mesmo! Vá cumprir sua missão de falar de Jesus, do graaandeee amor de Deus por nós!


Sugestão de Música

A primeira leitura nos diz: "O Senhor é a minha força"!
Sim, Ele é! Nossa força, nossa alegria, nossa razão de viver e seguimos seguros em Suas mãos!
Um belo exemplo de anuncio da boa nova!
Música linda para ensinar a criançada!


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Sabemos que levar a Boa Nova, anunciar o evangelho é a nossa GRANDE missão!

Mas sabemos também que nem sempre é fácil, pensamos... e a MINHA DOR, o MEU SENTIMENTO... como fazer... hoje não quero anunciar nada... hoje estou na "batida" do "ama eu"...
Sim, isto é muito comum... e entre os pequenos também, claro.

Por isso, precisamos fazer com que eles conheçam cada sentimento, cada sensação ou ao menos as mais comuns em nós... isso deve ser feitos por 3 motivos, para que eu me conheça, conheça o outro e mais que tudo para que eu saiba como pedir ajuda e ajudar pela graça e luz do nosso amigão Espirito Santo!

Pesquisando, encontramos o "livro dos sentimentos, de Todd Pars...saiba mais aqui http://www.aprenderebrincar.com/2013/09/livro-dos-sentimentos-todd-parr.html

Não é nenhuma publicação de cunho religioso, é uma linda descoberta de sentimentos e pode ser utilizada para este fim que propomos hoje.

Gravamos algumas figuras e pensamos no seguinte.

Mostre elas aos poucos para as crianças e perguntem... quem já se sentiu assim? e como é?
Bom, ruim?

Escute o que eles dizem...

E conhecem alguém que fica assim as vezes? quem ? papai, mamãe, um irmão ou amiguinho?

E por fim explique o quão importante é levar a Boa Nova, o anuncio do amor de Deus, nem sempre estamos super bem para isto, mas o Espirito Santo de Deus nos faz estar...e vamos a luta! É preciso, é necessário.

Apresente as ferramentas, a bíblia, a oração,  a catequese, a missa....Nossa conversa dia a dia com Jesus, se queremos, Deus nos ajuda!

Vejam as figurinhas:




















Oração

Querido Jesus, que eu sempre tenha um sorriso lindo para dar a quem eu encontrar.
Mesmo triste, que eu nunca me esqueça que o Senhor é a minha alegria, a minha força!
 Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário