sábado, 17 de outubro de 2015

Evangelho de Marcos 10, 46-52

Missa de 25 de Outubro de 2015

VER JESUS E SEGUI-LO!


Leituras
Primeira Leitura Jr 31,7-9
Salmo 125 / 126
Segunda Leitura Hb 5,1-6
Evangelho Mc 10,46-52


Mensagem Principal

Deus nos ama e, por meio de nós, quer amar todo o mundo. Jesus é o Grande Pontífice que, na sua humanidade, construiu a ponte entre Deus e os homens: esta ponte é a Igreja e a Igreja somos nós, cristãos. Nós somos a ponte entre o mundo de Deus e o mundo dos homens, somos discípulos-missionários.
Não devemos fechar os olhos para o mal que existe no mundo. Pelo contrário. Devemos abrir os nossos próprios olhos e os de todos os que não O veem.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Ai, ai estava aqui pensando...Jesus bem que podia vir aqui no nosso bairro, eu ia gritar para ele...Jesuuuuss... olha aqui! Que nem o cego que encontrou.... devíamos ter nascido há muitooos anos, quando ele viveu... Ia ser bom!

Personagem B: É, com certeza ia, eu ia gostar muito... mas porque você tá falando isso e com esta cara de tristeza?

Personagem A: Você viu o evangelho, fala que Jesus curou o cego... que ele voltou a enxergar seguiu Ele e ficou muito agradecido!

Personagem B: Sim, eu vi sim... e eu também prestei atenção que o Padre disse que num tem só cego de não enxergar não... que tem os cegos do coração! Nossa ai eu fiquei intrigado... ia mesmo te perguntar se você entendeu amigo, porque você é muito esperto... que negócio é este de cego do coração... meu coração num tem olho não!

Personagem A: É então, eu também achei interessante isso e fiquei para conversar com a nossa catequista hoje depois da missa. A tia disse que muitas pessoas não conseguem olhar com amor para o mundo, para as injustiças, para as brigas e tudo de ruim, sabe...

Personagem B: Ahãm... então eles que são os cegos do coração?

Personagem A: Isso, isso mesmo! Por isso eu comecei a pensar, acho que meu pai e minha mãe estão cegos de coração, não páram de brigar... nem estão conversando hoje, acredita?

Personagem B: Ai que ruim amigo, isso é mal...lá em casa meu irmão mais velho disse que vai sair de casa... minha tá chorando até agora... eu corri pra falar com ele, mas ele trancou a porta do quarto... deve estar ceguinho da Silva também... ai, ai... e agora?

Personagem A: Então, por isso pensei em Jesus!

Personagem B: Entendi...

Catequista: Olá crianças, vocês estão falando de Jesus eu ouvi! Quero participar da conversa, posso?

Personagem A e B: Claro!

Personagem A: A gente tava falando que ia ser bom alguns ceguinhos do coração, aqueles que tem lá em casa se encontrarem com Jesus!

Personagem B: Isso, ai, ai... estamos cansados sabe... eu nem sei se terei quarto para dormir hoje, meu irmão ceguinho do coração trancou a porta e tá lá emburrado, no meu próprio quarto!

Catequista: Crianças, mas Jesus nos deixou seu amigão Espirito Santo que nos ajuda a vencer as batalhas contra o mal e ajudar as pessoas a enxergar o amor, lembram-se?

Personagem A e B: Verdade! Mas é complicado... e se eles não quiserem mudar e enxergar com amor?

Catequista: Temos que insistir, queridos! Deus nunca desiste da gente e não podemos desistir dos nossos irmãos também... nunquinha! E ai, vocês vão tentar?

Personagem A: Não vai ser fácil...Mas eu vou sim!

Personagem B: Eu também, o ES nosso grande amigo vai nos ajudar! Vamos orar e pedir a força dele antes de voltar pra casa amigo?

Personagem A: Vamos sim!

Catequista: Ótimo, crianças! E lembrem-se precisamos fazer com que todos enxerguem, percebam e mais que tudo experimentem o amor de Deus! Que tal chegar lá com um belo abraço e um beijo?

Personagem A e B: Boa idéia, vamos lá!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

A ideia desta atividade é mostrar que precisamos abrir nossos olhos para o amor de Deus e de olhos abertos, deixar pra traz todo pecado, preguiça, mentiras... tudo que é escuro, que cega a gente que nos afasta deste amor tão iluminado de Deus!

Para exemplificar isto deixe o mínimo possível de luz no ambiente e façam que elas experimentem este óculos, com lentes escuras... qualquer um que você tiver aí!


Então, depois desta experiência explica-se que viver no escuro não é bom e que nos deixa muito inseguros para prosseguir, com medo... e solidão também...o pecado nos afasta de Deus, mas afasta dos amigos e da nossa família, pessoas que nos amam muito! Sentimos saudades de sentir novamente o amor, então, arrependidos pedimos perdão a Deus e também MUITA força, a força do amor para fugir da escuridão do pecado  e ver tudo de bom que Deus criou para nós com todo amor! Para isto enfeite a sala com flores, coração, fotos, tudo que remeta a alegria de ser filho de Deus e dê a eles este óculos em forma de coração...


Finalize dizendo que Deus, no seu infinito amor nos fez imagem e semelhança dele... isso quer dizer que esse amor tão grande que ele tem por nós mora no nosso coração também... e é com este amor grande que devemos enxergar as pessoas e apresentar Jesus para elas, apresentar este amor que a gente sente e assim com certeza vão querer sentir também.





Oração

Jesus, que eu  possa todo dia ver mais e mais oportunidades de trazer mais amiguinhos para ser seu amigo... O Senhor é o meu melhor amigo!
Quero sempre mais ficar pertinho do seu coração!
Espirito Santo, vem me ilumina e me encoraje sempre!
Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário