quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Evangelho de Mateus 2, 1-12

Missa de 04 de janeiro de 2015

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR.
"ONDE A ESTRELA PAROU"


Leituras
Primeira Leitura Is 60,1-6
Salmo 71-72
Segunda Leitura  Ef 3,2-3a.5-6
Evangelho Mt 2,1-12



Mensagem Principal

O menino Deus é a nossa luz. Lampada para os nossos pés, que possamos crescer como o menino cresceu, se fez grande, o nosso Jesus! Queremos ser luz para os nossos irmãos.

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra na rua com uma estrela na mão e cumprimenta o amiguinho que lá brincava....
Personagem A: Olá eu sou a estrela de Belém!
Personagem B: risos... que engraçado...
Personagem A: Não tem graça, eu estou vestida assim para que você e todo mundo me siga, eu vou levar vocês até Jesus menino, mas para isso vão ter que me dar presentes!
Personagem B: Nada disso, os presentes são para Jesus!
Personagem A: Não, não... é injustiça! Eu que pedi para minha mãe me explicar onde é Belém, passei o Natal todo estudando isso para levar vocês lá... e olha tem que ser eu, sou a única que tive esta ideia e temos que ir logo...vamos?
Personagem B: Você não entendeu nada mesmo do Natal!
Personagem A: Claro que entendi! Quero até levar todo mundo lá... sei como é importante.
Personagem B: Mas quer cobrar para isso, quer os presentes de Jesus.
Personagem A: Ah eu quero mesmo... e Jesus nem vai se importar é muito bonzinho e já ganha presente todo Natal... e os mesmos... coitado...
...esta hora o Padre voltava de sua caminhada de todas as manhã espia de longe a "discussão", tendo entendido o contexto da confusão, se aproxima.
Padre: Olá crianças, bom dia!
Personagem A: Padre, sua benção! Que ótimo o Senhor por aqui, sei que já foi para Belém com as velhinhas da paróquia, pode me ajudar, o Sr eu até dispenso do pagamento!
Personagem B: Que absurdo!
Padre: Deus abençoe vocês, crianças... mas sem brigas... vou explicar o sentido da festa de hoje.
Personagem A: Festa, que festa?
Padre: A festa que comemoramos pela visita dos 3 reis magos que foram encontrar Jesus e adora-lo. Conhecer o Salvador.
Personagem A: Ah bom, então estamos na festa certa, Padre. Pode continuar... a gente não pode ir andando enquanto o Senhor fala? Belém é muito longe, né?
Personagem B: Eu não vou pra lugar, nenhum vou é pra minha casa. Deixe esta menina maluca ai Padre, vamos comigo.
Padre: Crianças, não briguem e prestem atenção. A estrela guiou os reis até o Deus menino, Jesus, o Salvador, certo?
Personagens A e B: Sim.
Padre: Eles levaram presentes porque queriam agradar a família e queriam mostrar seu carinho, levaram o que tinham de mais precioso no seu reino para Jesus. Hoje lembramos esta cena no presépio, mas não temos mais um Deus menino, nosso menino cresceu e se tornou Jesus!
Personagem A: Aah não acredito... acabou minha excursão para Belém.
Personagem B: Ai graças a Deus acabou esta maluquice, obrigada Padre.
Padre: Crianças, mas é linda a ideia de ir para Belém. Vamos fechar nossos olhos e lembrar da cena do menino com sua mamãe e seu papai. Um menino especial, que teve uma missão especial, e esta missão vocês conhecem bem: ser o nosso Salvador.
Personagem B: Sim, Jesus cresceu, fez muitas coisas boas, fez amigos, ensinou eles e morreu na cruz para nos salvar.
Padre: Isso mesmo, e sabem qual é o maior presente que Ele nos pede, hoje e todos os dias?
Crianças: Qual?
Padre: Nossa vida, nosso coração! Que a gente viva fazendo que mais e mais pessoas, sigam Jesus, saibam tudo de bom que ele fez e todo o amor que Deus tem por nós. Precisamos falar para todos que ainda não conhecem Deus da história do Natal e que nós somos o maior presente um do outro e este é o presentão de Deus! Isso alegra MUITO o coração de Deus. Vamos lá?
Crianças: Sim, vamos! vamos como a estrela guiar as pessoas e como os reis trazer presentes para o coração de Deus: novos amigos de Jesus!



Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que tal montar os bonequinhos dos reis magos e seus presentes e ensaiar a musiquinha acima?
Vai ficar lindo e a criançada nunca mais vai esquecer esta historinha tão importante.
Vamos lá? aí estão os moldes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário