terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Evangelho de Marcos, 1, 1-8 - Ano A

Missa de 07 de Dezembro de 2014

PREPARAI O CAMINHO

Segundo do Advento



Leituras
Primeira Leitura Is 40,1-5.9-11
Salmo 84 / 85
Segunda Leitura 2Pd 3,8-14
Evangelho Mc 1,1-8




Mensagem Principal

Advento significa a de vir. E quem está vindo?? Nosso maior e melhor amigo, Jesus! Por isso precisamos preparar o caminho para Jesus chegar! E o caminho é o nosso coração!
E de que forma preparamos o caminho do nosso coração??? Preparamos o nosso coração através da oração, leitura da Bíblia, do terço, da missa, da confissão... E uma coisa muito importante precisamos fazer para preparar o nosso coração para a chegada de Jesus que é cuidar para que as nossas atitudes sejam semelhantes as atitudes do próprio Jesus.
Também podemos pedir ao Espirito Santo que nos ajuda a ser igual a João Batista. Neste Evangelho ele pregou no deserto para todos que Jesus está chegando! Assim como João Batista, temos que preparar o nosso coração e o coração das pessoas que conhecemos! Assim quando Jesus chegar a casinha do nosso coração estará preparada para a Sua morada!


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra com materiais para preparar o caminho de Jesus.
Personagem B entra com um microfone ou megafone e um vidro de água.
Personagem A: Olá Personagem B! Nossa quanta coisa você trouxe?
Personagem B: Olá Personagem A. Então hoje eu prestei muita atenção ao Evangelho e vim preparado para fazer a vontade de Deus! E você o que está fazendo?
Personagem A: Nossa, pelo visto você não entendeu nada! Eu que entendi!! E eu que estou sendo obediente ao Evangelho de hoje.
Personagem B: Ah é? Então me explica!!
Personagem A: Então o Evangelho de hoje diz que devemos preparar o caminho para a chegada de Jesus. Então trouxe um rolo de papel, canetinha, florzinha e todos esses materiais para fazer um lindo caminho para Jesus.
Personagem B: Claro que não!! E você acha que esse tamanho de papel é suficiente para fazer um caminho para Jesus?
Personagem A: Ah... é um começo. Eu pensei assim que Jesus quando chegar Ele vai procurar uma igreja para a sua grande entrada. Então pensei em fazer o caminho da porta da Igreja para dentro. Se precisar é só emendar mais papel!!! Pelo menos estou preparado! Agora você?!
Personagem B: Acho que você não entendeu nada! Agora quero que você me chame de (NOME DO PERSONAGEM) Batista.
Personagem A: NOME DO PERSONAGEM Batista?
Personagem B: Exatamente! Trouxe um microfone e um vidro de água! O Evangelho de hoje nos ensina que devemos fazer como João Batista, devemos sair gritando e batizando as pessoas no deserto para preparar a chegada de Jesus! Como eu não conheço nenhum deserto, resolvi vir para a Igreja porque eu também acho que Jesus chegará na Igreja.
Personagem A: Olha, acho que você não entendeu nada!
(Começam a discutir)
Personagem C: Posso saber o que está acontecendo??
Personagem A explica o que entendeu do Evangelho e o personagem B explica o que entendeu do Evangelho.
Personagem C: Quero dar os parabéns para vocês! Vocês 2 entenderam em parte o que Jesus está nos ensinando no Evangelho.
Personagem A e B: Entendemos em parte?
Personagem C: Exatamente. Mas deixa eu explicar melhor para vocês que entendam certinho o Evangelho. Personagem A precisamos preparar o caminho para a chegada de Jesus. Mas não é preparar o caminho dessa forma que você está falando aqui. Precisamos preparar o caminho que leva Jesus direto para o nosso coração, onde Ele fará Sua morada.
Personagem A: Então devemos preparar o nosso coração para a chegada de Jesus?
Personagem C: Isso mesmo! Como não sabemos o dia e nem a hora que Jesus vai chegar, devemos todos os dias nos preparar para a Sua chegada!
Personagem B: Mas como podemos fazer isso?
Personagem C: Nós preparamos o nosso coração através da oração, leitura da Bíblia todos os dias, oração do terço da Mãezinha, prestando atenção na missa e na catequese, pedindo perdão a Deus e aos irmãos pelos nossos pecados. E uma coisa muito importante também precisamos fazer para preparar o nosso coração para a chegada de Jesus, vocês sabem o que é?
Personagem A e B: O que??
Personagem C: Devemos também cuidar para que as nossas atitudes, nossas ações sejam semelhantes as atitudes do próprio Jesus que espalha amor por onde passa!
Personagem B: Agora estou entendendo!
Personagem C: E devemos também ser como João Batista que preparou o coração de todos para a chegada de Jesus!
Personagem B: Isso mesmo! Então devemos usar o microfone no deserto e sair batizando as pessoas!
Personagem C: Não é bem isso não!! Devemos espalhar amor para as pessoas e anunciar a todos que Jesus está chegando e ensinar como preparar o coração para a Sua chegada! Mas não podemos batizar ninguém, só o padre e o diácono que pode.
Personagem B: Ah agora entendi! Então tenho que falar com os meus amiguinhos da escola, meus primos e tios e todos sobre a chegada de Jesus!
Personagem C: Isso mesmo!!! Vamos nos comprometer em nos preparar e preparar a todos para a chegada Jesus??


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Com não sabemos quando Jesus irá voltar precisamos ter o coração preparado para a sua inesperada chegada. Então podemos montar um kit para preparar os corações para a sua chegada.

Na Palavra de Deus aprendemos como podemos
ter um coração igual a de Jesus.

No terço pedimos a intercessão da nossa Mãezinha
para termos força e coragem de sermos luz para as pessoas!

É na missa que aprendemos a seguir Jesus.
Não podemos esquecer também da catequese e do grupinho!

Ter um coração humilde, que reconhece o erro, é um
grande passo para ter um coração igual ao de Jesus.
Na oração também podemos pedir a força, a
sabedoria e a condução do Espirito Santo.


































Megafone
Para fazer o megafone basta:
- Fazer um cone com papel cartão. Onde vai a boca, pode colocar o bico da garrafa pet.
- Com um pedaço de papel cartão, faz um rolinho e fixe próximo ao bico para ser usado como alça.
- Fazer um rolinho do diâmetro da tampinha para tampar. Fixe a alça com fita adesiva. 
- Por fim é só decorar o megafone.

O Megafone pode ser dado as crianças como símbolo que devemos anunciar a chegada de Jesus. Este é o grande ensinamento! Não posso apenas preparar o meu coração para a chegada de Jesus, mas devo ajudar as pessoas a também preparar o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário