quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Evangelho de Lucas 2, 22-40

Missa de 28 de Dezembro de 2014

 
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA- 
JESUS, MARIA E JOSÉ
FELIZ OS QUE TRILHAM OS CAMINHOS
 DO SENHOR


Leituras
Primeira Leitura Eclo 3,3-7.14-17a
Salmo 127 / 128
Segunda Leitura Cl 3,12-21  
Evangelho Lc 2,22-40

Mensagem Principal
Uma família é um exemplo de santidade, fraternidade, solidariedade e amor. Uma família, que é Santuário de Vida, como deve ser a nossa. Somos também a Grande Família de Deus, que é a Igreja, que hoje se reúne para louvar e agradecer a Jesus, Maria e José, a Sagrada Família.

Ideia de roteiro para teatro
Personagem A: Hoje é a festa da Sagrada Família, mãe. Você sabia?
Mãe: Não me lembrava filho... mas por que você está falando isso agora? A mamãe não tem tempo de falar sobre isso, a nossa ceia está no forno... se você me atrapalhar, vou me desconcentrar e vai queimar tudo... depois conversamos...vá brincar, por favor.
Personagem A: Mãe, eu acho que a mamãe de Jesus, não falaria isso para ele...
A mãe ficou sem graça, mas continuou seus afazeres...o menino então resolve ir até a casa da catequista.
Personagem A: Olá catequista! Boa tarde, podemos conversar um pouquinho? ou a Sra. está ocupada com a ceia de Natal? senão, eu volto outro dia... não tem problema.
Catequista: Não, não... pode entrar, que bom ter você aqui! Mas me parece triste...
Personagem A: Sim, estou triste, quis contar para minha mãe da festa da Sagrada Família que li no folhetinho da igreja quando fui dar parabéns para Jesus e ela não quis conversar, tava ocupada.
Catequista: Que lindo, então você já foi dar parabéns para Jesus?
Personagem A: Fui sim...
Catequista: Que bom! Fico feliz... Querido, nossa família é um presente de Deus, muitas vezes ela não é a todo tempo como gostaríamos que fosse, por exemplo, hoje você queria atenção da sua mamãe e ela estava ocupada e não pôde conversar... as vezes isso acontece com o papai, ou com um irmãozinho que prefere assistir TV do que brincar com você, não é?
Personagem A: Nossa! Como você sabe...
Catequista: Ah isso acontecia comigo quando criança e as vezes ainda acontece, mesmo agora casada... as vezes faço isso com o meu filho...não é maldade, é a correria do dia a dia.
Personagem A: Entendi... Mas sabe, Jesus é que era feliz, teve a família mais legal do mundo!
Catequista: Concordo, mas Ele quem ajudou Deus pai a criar e sonhar a sua família... Você não acha que ele caprichou nela também?
Personagem A: Ah sim, eu gosto muito da minha família... mas...
Catequista: Sim, tem sempre algo para completar... e só Jesus nos ajuda com isso. A Sagrada família, cresceu e aprendeu muito junta. Cada um teve paciência e muito amor... tiveram com certeza momentos difíceis que um ficou chateado com o outro...
Personagem A: Será?
Catequista: Com certeza sim! Mas o amor e o perdão sempre foi maior.
Personagem A: Entendi, vou correr pra minha casa... vou oferecer ajuda pra mamãe na cozinha e quando ela puder a gente conversa e agora que aprendi mais sobre a Sagrada Família posso falar mais dela pra minha família... Já sei! Vou contar na ceia de Natal!
Catequista: Muito legal! Faça isso... Feliz Natal!
Personagem A: Feliz Natal!

Sugestão de Música

Esta musiquinha é uma linda oração pelas famílias, ensine as crianças. Quem canta reza 2 vezes!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Uma boa idéia mostrar os dedoches da família, a nossa família e ir para pertinho do presépio comentar sobre o que a Sagrada Família tem o que a nossa precisa ter. Uma ótima conversa para o ano novo que está para chegar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário