terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Evangelho de Lucas 1, 26-38

Missa de 21 de Dezembro de 2014

Fonte: www.amiguinhosdedeus.com
"EIS AQUI A SERVA DO SENHOR; FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA"

Quarto Domingo do Advento


Leituras
Primeira Leitura 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16
Salmo 88 / 89
Segunda Leitura Rm 16,25-27
Evangelho Lc 1,26-38








Mensagem Principal

Maria, a Mãe da evangelização, representa a humanidade ao dizer “sim” a Deus e carregará em seu ventre Jesus cuja vida e atuação nos ensinarão a misericórdia e a acolhida aos pequenos e excluídos.
Assim como Maria, Nossa Mãe, precisamos dar o nosso sim a Deus todos os dias. Portanto vamos olhar para Ela e pedir que nos ajude a anunciar a todos a mensagem da salvação com a vinda de Jesus!


Ideia de roteiro para teatro

(Como será a última missa antes do natal, podemos contar a história do nascimento de Jesus)
(Personagem A entra todo equipado para ser diretor de um teatro!)

Personagem B: Oi Personagem A! Nossa o que está acontecendo? Você está parecendo uma professora!

Personagem A: Professora não! Mas diretora de teatro sim!

Personagem B: Diretora de teatro?? Como assim?

Personagem A: Tive uma ideia maravilhosa!! O que você acha de montarmos um teatro para contarmos a história do nascimento de Jesus?

Personagem B: Que ideia incrível! Amei!! Mas como vamos fazer?

Personagem A: Vamos fazer assim: eu vou narrando e você vai chamando nossos amiguinhos para montarmos o nosso teatro! O que acha?

Personagem B: Perfeito! Então pode começar! Pode começar!!

(Conforme a Personagem A vai contando a história, a B vai pegando as crianças para fazerem os personagens da história)

(Aqui faz a cena de Maria recebendo a visita do Anjo)
Personagem A: Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado a uma cidade chamada Nazaré para conversar com uma mocinha chamada Maria, noiva de José. O Anjo entrou na cada de Maria e falou a Maria que ela tinha sido escolhida para ser a mãe de Jesus, o Salvador.

Personagem B: Nossa Maria deve ter ficado com medo dessa visita do anjo!

Personagem A: Também acho. Mas o Anjo foi logo dizendo para ela não ter medo e foi explicando o motivo da sua visita. O mais lindo é que Maria, mesmo sendo noiva de José, aceitou ser a mãe de Jesus e disse: "Eis aqui a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a Tua Palavra".

(O anjo sai e fica apenas Maria)

Personagem B: Ela falou Escrava?

Personagem A: Isso mesmo! Significa que ela seria obediente ao Senhor!

Personagem B: Nossa! Então é assim que devemos ser a Deus? Obedientes?

Personagem A: Muito bem! Devemos ser obedientes a Deus e dar o nosso sim a Ele todos os dias! Isso significa que devemos ficar longe do pecado e pertinho do Senhor.

Personagem B: Agora estou entendendo o sentido do escrava!! Então, Maria deu o sim mesmo sem saber o que aconteceria com ela. Ele deve ter tido muita fé para isso não é mesmo?

(Aqui faz apenas a narração)
Personagem A: Isso mesmo!! Maria sabia que o Senhor não a deixaria sozinha nunca e que cuidaria dela! Bom, vou continuar! Então Maria, depois de receber Jesus em sua barriga por meio do Espirito Santo, foi ajudar sua prima Isabel nos últimos meses de gravidez. Quando voltou Maria encontrou José que ficou muito triste e surpreso com a novidade. Mas o Anjo logo apareceu a ele e o explicou que Maria estava esperando Jesus. E José logo recebeu Maria como esposa.

Personagem B: Que lindo! José aceitou Maria e se tornou pai adotivo de Jesus!
(Faz o Encontro de Maria grávida e José a abraçando)

Personagem A: Muito lindo. Continuando... José e Maria tiveram que voltar a Belém para serem contatos. Como Maria estava quase ganhando Jesus, José foi procurar um lugar para eles ficarem. Bateu em várias portas e não encontrou nada, apenas uma estrebaria.

Personagem B: Estrebaria??

(Pega as crianças para fazer os animais. Pode até colocar máscaras dos animais nelas. Precisa de crianças para fazer o pastor, os reis magos e uma criança segurar a estrela)
Personagem A: Estrabaria é onde ficam os animais. Jesus nasceu na estrebaria e Maria o colocou em uma manjedoura, um bercinho bem simples. Os animais foram chegando, junto com o pastor. E logo depois veio os três reis magos com presentes para o Menino Jesus!

Personagem B: Que lindo que está ficou nosso presépio!

(Canta música)

Personagem A: Sabem, Jesus quer que o nosso coração se torne uma manjedoura para que Ele seja colocado por Maria. E precisa da nossa ajuda para preparar o coração de todos ao nosso redor! Por isso precisamos anunciar a todos a sua chegada!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho


Uma coisa muito legal para esse encontro é trabalhar o presépio! Conforme a história vai sendo contada, é importante falar sobre cada pessoa do presépio!

Então pergunte: Vamos montar um presépio crianças?!
Este é um modelo de presépio. Cada criança pode pintar e depois montar!!



Aproveitamos para deixar aqui um Feliz e Santo Natal a todos!!! Que o Menino Jesus encontre o nosso coração preparado com a manjedoura para que Ele faça a sua morada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário