quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Evangelho de João 1,6-8.19-28 - Ano A

Missa de 14 de Dezembro de 2014

DOMINGO DA ALEGRIA: JESUS: PALAVRA DE DEUS

Terceiro Domingo do Advento

Leituras
Primeira Leitura Is 61,1-2a.10-11
Salmo Cântico: Lc 1,46-48.49-50.53-54
Segunda Leitura 1Ts 5,16-24
Evangelho Jo 1,6-8.19-28



Mensagem Principal

Estamos vivendo a espera do nosso querido Jesus! Este é um tempo muito rico de espera. E esta espera deve ser ativa e não passiva. João Batista sabendo da vinda Dele se pôs no caminho, anunciou, evangelizou... assumiu a missão de preparar a chegada de Jesus!
Deus nos pede a mesma ação!
Que possamos fazer do advento uma espera ativa cheia de ações que tragam mais amiguinhos para junto do coração de Deus, sobretudo àqueles que mais necessitam.


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Eu queria aprender mais sobre o advento, entra ano, sai ano e a gente escuta a mesma historinha na missa. A gente fica esperando, Jesus nasce, todo mundo ganha presente, come bastante e aí a história se repete, o mesmo desenho para pintar e a mesma promessa de ser bonzinho! Não é assim, catequista?

Catequista: Muitas vezes é assim, mas não é isso que Deus quer de nós!

Personagem A: Nossa, como não??? Então eu to fazendo tudo errado desde que nasci! E olha a senhora tem grande culpa nisso, porque eu aprendi tudinho aqui na catequese.

Catequista: Pois bem, vamos aprender novamente. Deus pede que a gente fique sempre atento a vinda de Jesus. No advento isso é mais forte, pois celebramos o nascimento de Jesus, certo?

Personagem A: Certinho, mas nossa eu não gosto de esperar é muito chato.

Catequista: Concordo não é gostoso esperar. Mas esperar Jesus é muito gostoso, pois Ele é o nosso Super Herói, nosso Salvador. Mas precisamos ter uma espera ativa!

Personagem A: Espera ativa? Pensei que esterar é para sentarmos e ficarmos esperando. Não é isso?

Catequista: Normalmente esperar é isso mesmo. Mas esta é uma espera muito diferente. Deus pede que a gente não fique na poltrona sentadinho esperando a vinda de Jesus. Ele pede que como João Batista a gente seja ativo espalhe a boa notícia.

Personagem A: Huum entendi então eu tenho que ser a voz que clama na rua, no meu prédio, na escola... igual o João...isso aí?

Catequista: Isso aí, mas não é só isso! Deus pede que a gente realmente tenha ação para trazer mais pessoas para pertinho Dele. Você conhece alguém que ainda não conhece Jesus? 

Personagem A: Conheço sim... ele nem sabe nadinha de Jesus!

Catequista: Pois é, então quando Jesus chegar ele nem vai saber quem é certo?

Personagem A: Não, isso não pode acontecer! Vou fazer a minha parte e vou trazer mais e mais amigos para esperar Jesus comigo e juntos vamos fazer uma grande  festa para quando Jesus chegar ficar muito feliz com a gente!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que tal montar a coroa do advento?
É só envolver o pratinho com o festão, posicionar as forminhas e nela instalar as velas. Depois é só enfeitar com um lindo laço de fita!

Cada velinha da coroa do advento tem um significado importante neste tempo que estamos vivendo.

A vela Roxa no primeiro, no segundo e no quarto domingo do advento significa a conversão. Devemos mudar nossa vida para seguir o caminho de Jesus.
A vela Rosa no segundo domingo do advento significa a alegria que devemos ter e espalhar pela expectativa do encontro com Cristo em meio a conversão.
A coroa do Advento simboliza alegria da espera do Senhor que está por Vir. 








E para aprender mais sobre o advento, assista este vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário