terça-feira, 30 de setembro de 2014

Evangelho de Mateus 21, 33-43

Missa de 05 de Outubro de 2014


   O REINO DE DEUS SERÁ TIRADO DE VOCÊS! 



Leituras
Primeira Leitura Is 5, 1-7
Salmo 79/80
Segunda Leitura Fl 4, 6-9  
Evangelho Mt 21,33-43





Mensagem Principal

Jesus passa ao ataque. A figueira não dá frutos, e o Templo tornou-se lugar de roubo, porque as autoridades (chefes dos sacerdotes, doutores da Lei, anciãos do Sinédrio) exploram e oprimem, apoderando-se daquilo que pertence a Deus, isto é, o povo da aliança (vinha). Depois de muitos profetas que pregavam a justiça (empregados), Deus envia o próprio Filho com o Reino. A rejeição e morte do Filho trazem a sentença: o povo de Deus, agora congregado em torno de Jesus (pedra), passa a outros chefes, que não devem tomar posse, mas servir. Precisamos dar frutos, servir com todo amor, viver o Reino!


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Este final de semana fui ao sítio dos meus avós e lá tem uma linda árvore, é um pé de caqui, você sabe o que é caqui?
Ah é uma fruta muito gostosa, parece um tomate, mas é docinha é bem macia... hum me deu água na boca!

Personagem B: Ah é, e por que você resolveu me contar esta história? quer que eu fique com vontade de comer esta fruta esquesita aí, né? Mas não estou com vontade... hehehe... não funcionou... ainda se fosse um pé de chocolate... mas caqui? Ah não mesmo!

Personagem A: Ai nem existe pé de chocolate. A fruta que utilizamos para fazer o chocolate é o cacau!

Personagem B: Olha que interessante, nomes parecidos. Mas conte, por que então, quer contar deste tal pé de caqui?

Personagem A: No inverno eu passei as férias lá no sítio também e pé de caqui tava irreconhecível! Só os galhos, nenhuma folhinha, sem vida... no dia que estávamos limpando o pomar eu e o vovô eu disse a ele. "Nossa vô que arvore feia, toda seca, vamos derrubar ela e levar como lenha para a vovó! Ela precisa para o almoço!

Personagem B: Nossa que fogão maluco é este com galho de arvore!?

Personagem A: É o fogão a lenha... para fazer fogo faz igual uma fogueira! Muito legal!

Personagem B: Ah eu quero ver sim, que máximo! Mas conta ai o que seu avô disse.

Personagem A: Então, meu avô disse nada disso, menino! Este é o pé de caqui, na primavera ela estará lindo, verdinho, florido e cheio de frutos!

E eu tava lá este fim de semana, que foi a primeira semana da primavera e num é que tava mesmo! todo bonitão o pé de caqui!

Personagem B: É mesmo, não acredito, mágica?

Personagem A: Não, amigo. Mágica nada, é Deus! Vovô me explicou que fizemos com o pé de caqui como Deus faz com a gente, ele cuida de nós para que possamos dar frutos, entende que temos períodos de seca... que num tem nem uma folhinha boa, só feiura! Só malcriação... ai, ai...

Mas Ele faz que nem o meu vovô, cuida da gente, espera a primavera e cobra o fruto!

Personagem B: Fruto, mais eu num sou arvore! Como assim?

Personagem A: Hahahaha, eu também me assustei, mas num é isso não. Os frutos de Deus pede é de ajudar a mamãe, ser obediente, emprestar o brinquedo... trazer um amiguinho na missa, ir na catequese sem preguiça...estas coisas! O serviço...

Personagem B: Nossa que importante... mas é dificil ser sempre assim né, amigo!

Personagem A: É sim, amigo. Mas a gente precisa conseguir, temos que mostrar que Ele é nosso grande amigão e deixar mais gente com vontade de conhece-Lo! Nós vamos conseguir!

E você quer ir no sítio comigo no fim de semana que vem? Ai você vê de pertinho e vai entender mais ainda como Deus ama a gente muitão!

Precisamos servir e dar nosso sim para Deus!

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

O galho quente (brincadeira da batata quente)

Traga 1 galho seco faça uma roda, como na brincadeira da batata quente
Explique que o galho nos representa, todas as vezes que por qualquer motivo, "secamos", não fazemos o bem! Não damos frutos!

Leve também uma caixa com os nossos momentos secos: desobedecer a mãe, mentir, não dividir, ter preguiça de ir a missa, brigar, falar palavrão... etc

Esta caixa deve ficar no meio da roda e toda vez que a música párar, quem tiver com o galho seco na mão, vai até a caixa e tira um papel com um momento seco. Quem tirou imediatamente deve falar uma coisa boa, um fruto, uma atitude legal que temos que ter para acabar com aquela seca, por exemplo:
Mentir X falar a verdade

Quem acerta ganha um brinde, se errar, pode dar a vez para o amigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário