quarta-feira, 9 de julho de 2014

Evangelho de Mateus 13, 1-23

Missa de 13 de Julho de 2014


PARÁBOLA DO SEMEADOR

Leituras
Primeira Leitura Is 55,10-11
Salmo 64/64
Segunda Leitura Rm 8,18-23
Evangelho Mt 13,1-23

Mensagem Principal

Jesus trouxe as sementes do Reino, e elas se espalharam pelo mundo. Assim como Jesus encontrou resistência do povo, nós também encontramos. Os mistérios do Reino só serão conhecidos por aqueles que já tiverem acolhido Jesus como Messias.
Portanto, devemos cuidar do nosso coração, para que as sementes da palavra de Jesus caia em solo fecundo e produza muitos frutos!


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A entra todo preparado para se tornar um jardineiro.
- Personagem B entra e pergunta ao A o que ele está fazendo.
- Personagem A diz que o que Jesus quer nos ensinar é que todos devemos deixar tudo para nos tornarmos em jardineiros do Senhor.
- Personagem B pede para ajudar e o personagem A diz que ele pode ser o espantalho para espantar os passarinhos.
- Personagem B diz que não quer se espantalho. Então o Personagem A diz que ele pode tirar as pedras e o espinhos. Os dois personagem começam a discutir.
- Entra o personagem C para explicar o evangelho. (pode ser usado os cartazes sugeridos na ideia para trabalhar esse Evangelho).


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este Evangelho é muito importante para se explicar como devemos preparar o nosso coração para ser solo fecundo da semente da Palavra do Senhor.
A sugestão é fazer esses cartazes e o coração para se explicar a seguinte mensagem!


O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram.
Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o mal e rouba o que foi semeado no coração dele.







Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Porém, o sol saiu, queimou as plantas e elas secaram, porque não tinham raiz.
A semente que caiu nesse terreno é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra ele desiste logo.



Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ele fica sem dar fruto.









Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um.
A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. 









Depois desta explicação, é preciso ensinar o que transforma nosso coração em solo fecundo da semente da Palavra de Deus. O Espírito Santo, a oração, a missa, a adoração, a catequese... tudo isso nos ajuda a aprendermos a deixar nosso coração preparado para a semente do Senhor. Mas também devemos escutar a Palavra do Senhor e colocar em prática o que escutamos.

Por fim, pode dar uma sementinha de girassol, um vasinho com terrinha para cada criança e explicar que o vasinho  é o nosso coração, a terrinha boa é o nosso desejo de seguir Jesus, a semente é a Palavra de Deus e a água é o Espirito Santo que produz em nós os frutos. Enquanto vai explicando, vai rezando até plantar a sementinha! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário